Esclerose Tuberosa

“Dia Mundial da Esclerose Tuberosa”

Dia 15 de Maio


Ø A esclerose tuberosa é uma doença genética rara, caracterizada pelo crescimento anormal de tumores benignos em diversos órgãos do corpo como cérebro, rins, olhos, pulmões, coração e pele, causando sintomas como epilepsia, atraso no desenvolvimento, dependendo da região afetada.

Ø Uma vez que esta doença não tem cura e condiciona fortemente o dia-a-dia das pessoas por ela afectadas, devendo haver uma monitorização contínua de forma de melhorar a sua qualidade de vida.

Ø O diagnóstico baseia-se em critérios, sintomas, exames de imagem e, às vezes, testes genéticos.

Ø O tratamento concentra-se no alívio dos sintomas, os quais variam muito de pessoa para pessoa.

Ø A nível global, estima-se que serão cerca de um milhão os portadores desta doença rara e dos quais cerca de 1.500 são em Portugal.

No nosso Agrupamento temos lidado de perto com esta problemática, tentando sempre dar as respostas educativas possíveis, facilitadoras do desenvolvimento integral da aluna, tentando minimizar as dificuldades provocadas pelo seu estado de saúde.

Sentimos de perto o impacto provocado por esta doença, na aluna e respetiva família, pelo que prestamos a nossa homenagem a todos os lidam diariamente com esta problemática

O Apoio não pode ser raro, a doença já o é.”


Fontes de Informação úteis:

https://www.rtp.pt/play/p3129/e275769/diga-doutor

https://www.tuasaude.com/esclerose-tuberosa


 

 

 
Erasmus+ European Heritage - Vidigueira

 

 

ERASMUS+ "NATIONAL HEIRTAGE FOR OUR COMMON EUROPEAN HERITAGE"

Decorreu de 26 a 29 de abril, no Agrupamento de Escolas de Vidigueira, a última mobilidade do projeto Erasmus+ "National Heritage for our Common European Heritage”com a presença de 2 professores e 4 alunos dos países parceiros, nomeadamente Eslováquia, Finlândia, Itália, Grécia e Polónia. As atividades desenvolvidas incidiram nos aspetos culturais, tradições/ artesanato e gastronomia da nossa região. Alunos de 7º, 8º e 9º anos participaram nas atividades conjuntas e foram hospedeiros dos colegas estrangeiros, o que constituiu uma mais valia para a sua formação, desenvolvimento de uma consciência europeia de cooperação e convivência, juntamente com o desenvolvimento e melhoria de capacidades de comunicação em língua inglesa. O programa elaborado permitiu um leque muito variado de atividades dentro e fora da escola, das quais destacamos visitas a Évora, S. Pedro do Corval, Monsaraz e Mértola, para além de visitarem, também, locais de referência do concelho: Museu municipal, adega cooperativa, telheiro artesanal, mosaicos hidráulicos, centro interpretativo do vinho da talha, cella vinária antiqua e ruínas de S. Cucufate. Agradecemos a todas as entidades que colaboraram connosco e, em especial às famílias hospedeiras, para as quais, acreditamos tenha sido uma experiência gratificante.

A coordenadora do projeto
Prof. Luisa Covas
Pode ver mais fotos da mobilidade aqui.

 
16ª Contratação de Técnicos AEC 21-22

 

Consulte o aviso de abertura no separador lateral "Contratação de Escola".


 
15ª Contratação de Técnicos AEC 21-22

Consulte o separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"

 


 

 
Provas de Avaliação Externa e PEFs 2022

Consulte o separador lateral

"Provas de Avaliação Externa e PEF"


 

 
Matrículas 2022-2023

 

MATRÍCULAS 2022/2023

 

A partir de 19 de abril o Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/) estará disponível para que Encarregados de Educação e Serviços Escolares registem pedidos de matricula para o ano letivo 2022/2023.

Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola decorrem de acordo com o seguinte calendário:



 

Deve usar o Portal das Matrículas para:

- Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1.º ano;

- Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;

- Renovar matrícula, na transição para o Pré-escolar, 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º anos, apenas se pretender:
- A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
- A alteração de encarregado de educação;
- A mudança de curso ou de percurso formativo;
- A escolha de disciplinas.

Nos casos de transição no Pré-escolar, transição para o 2º, 3º, 4º, 6º, 8º e 9º anos, ou retenção em qualquer ano de escolaridade, em que não se verificam nenhuma das 4 situações descritas anteriormente a renovação da matrícula realiza-se de forma automática, sem necessidade de apresentação de qualquer pedido à Escola ou no Portal das Matrículas. O processo de renovação é assegurado pelos estabelecimentos de educação e de ensino, não excluindo a obrigação dos encarregados de educação de manterem os seus dados pessoais atualizados junto do estabelecimento de educação ou de ensino.


SUGESTÃO IMPORTANTE:

Apelamos, em prol da simplificação administrativa e processual, que os Encarregados de Educação efetuem os próprios pedidos de matrícula e/ou renovação de matrícula online. Desta forma, os serviços escolares ficarão, sempre, com os dados devidamente atualizados e validados. Este tema assume especial importância dada a situação pandémica atual. Ao fomentar o uso online, os serviços escolares terão maior disponibilidade para apoiar os Encarregados de Educação que não possuam meios informáticos e/ou não consigam autonomamente preencher e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula.

Nos casos em que o Encarregado de Educação não tenha possibilidade de proceder autonomamente ao registo de matrícula online serão os serviços escolares a proceder ao registo eletrónico da matricula ou renovação, na sua presença e mediante consentimento prévio. Para atendimento presencial:

-  O encarregado de educação liga para o número 284 437 300 e efetua marcação de dia e hora de atendimento, nos serviços administrativos da escola sede;

-  As matrículas presenciais realizam-se na escola sede de agrupamento, de 2ª a 6ª feira no período das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Consulte informações de matrícula/renovação de matrícula e documentos necessários no separador lateral desta página em “MATRÍCULAS 2022/2023”



 

 
Erasmus+ KA1 - Job Shadowing em Ventspils

PROGRAMA DE JOB SHADOWING EM VENTSPILS, LETÓNIA

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 “AJUDAR É… INCLUIR, PARTILHAR E MUDAR”, duas docentes do AE de Vidigueira, participaram num programa de Job Shadowing, de 4 a 7 de Abril 2022, na Escola “Ventspils 1. Parmaskola”, em Ventspils na Letónia.

Ao longo dos 4 dias, as docentes tiveram a oportunidade de contactar, in loco, com o funcionamento diário das diferentes actividades letivas, de perceber as estratégias e metodologias utilizadas, bem como a forma de organização e logística da Escola, bem como aspetos específicos do sistema nacional educativo. Assistiram a diferentes aulas e sessões terapêuticas, visitaram todas as instalações escolares e o Centro de Apoio Especializado “Cemdins” que alguns alunos da escola com necessidades especiais frequentam.

As docentes tiveram ainda a oportunidade de visitar a localidade e explorar algum do seu património histórico-cultural e natural.

Obrigado à Diretora Sandra Sulce e toda a sua equipa pela disponibilidade, simpatia e empenho para que todo o programa fosse cumprido com sucesso.

Agradecemos ainda a colaboração da Autarquia pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.

Mais informações no site do projeto em https://bit.ly/3NeE1lJ


 

 

 
Erasmus+ KA1 - Job Shadowing em Toledo

PROGRAMA DE JOB SHADOWING EM TOLEDO, ESPANHA

 

Ao abrigo do Projeto Erasmus+,  na modalidade de Job Shadowing, decorreu uma mobilidade à Cidade de Toledo por um grupo de Docentes e Técnicos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira. A deslocação ocorreu entre os dias 04 e 07 de abril e teve como base o tema do Projeto: “Ajudar é… Incluir, Partilhar e Mudar”.

Fomos analisar e observar o Sistema de Inclusão desta região/país, estabelecendo semelhanças e diferenças com o nosso modelo, e aferir instrumentos e atitudes que possam contribuir para melhorar a nossa atividade profissional.

A escola de acolhimento, “Colégio Cidad de Nara”, em Toledo, é uma escola pública situada num contexto social muito diferente do nosso mas com uma comunidade educativa totalmente disponível para acolher e partilhar as suas práticas inclusivas. Pudemos perceber como funciona o Sistema Educativo Nacional e Regional, as diferenças legislativas quer ao nível de organização de currículo, quer no que respeita às dinâmicas de avaliação e resposta às necessidades dos alunos, não só na escola, em contacto com a equipa da Direção e toda a comunidade educativa, mas também numa visita/reunião à Câmara Municipal de Toledo, com a Vereadora Ana Belén, responsável pelos Serviços Sociais, Igualdade, Idosos, Pessoas com Deficiência e Família.

Observámos e analisámos métodos/estratégias de intervenção em contexto real, participando em aulas de diferentes áreas e em diferentes anos letivos que compõem o grupo escolar do colégio (dos 3 aos 12 anos de idade), utilizados pelos docentes e técnicos para a promoção da Inclusão de todos os alunos, e a todos os níveis (linguagem, deficiência, cultura…). Na sequência deste ponto, fomos convidadas a conhecer outros Centros/Institutos que dão continuidade ao trabalho desenvolvido durante a escolaridade obrigatória (16 anos) e com intervenção direta em escolas, famílias, locais de trabalho e lazer, ou como centros de acolhimento em situações que o grau de incapacidade é mais acentuado.

Destes centros que visitámos referimos o CECAP, que é uma Instituição que apoia a integração de pessoas com deficiência na vida diária e no trabalho, formando e acompanhado desde a escolarização obrigatória, até à idade adulta.

Visitámos e percebemos o Funcionamento dos Centros – APACE, os quais dão respostas a crianças, jovens e adultos com Paralisia Cerebral.

Tivémos também  a oportunidade de visitar Toledo e explorar o seu riquíssimo  património histórico-cultural.

Um enorme agradecimento a uma equipa de excelência na arte de bem receber e partilhar que nos permitiu aprender muito e trazer o coração cheio com tanta amabilidade.

Agradecemos ainda a colaboração da Autarquia de Vidigueira pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.

Mais informações no site do projeto em https://bit.ly/3NeE1lJ


 

 

 
Escola Alerta 21-22

 

O Agrupamento de Escolas de Vidigueira efetuou a candidatura ao Concurso "Escola Alerta", 2021-2022, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.). Este concurso, de âmbito nacional, visa o incentivo à comunidade educativa para a sensibilização e reflexão sobre questões relativas aos Direitos Humanos e à Igualdade de oportunidades e Acessibilidades para Todos!
O nosso Agrupamento apresentou a concurso o Projeto "Juntos.com", desenvolvido com alunos de minoria étnica e respetivos grupos de trabalho, no qual os valores da Cidadania são verdadeiros pilares para a Inclusão, Equidade, Igualdade, Respeito pelas individualidades e diferenças, Valores bem presentes no nosso Projeto Educativo e no contexto em que nos inserimos. Um projeto de Cidadania e Leitura que enriqueceu todos os que nele participaram, a nossa comunidade educativa em geral e ainda estabeleceu algumas parcerias na comunidade que se revelaram de grande importância para o sucesso pessoal e profissional dos nossos alunos.
Deixamos aqui o vídeo enviado a concurso.


 

 
Dia Autismo 2022

Assinala-se dia 2 de abril

 

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O autismo é uma perturbação complexa do desenvolvimento, que se manifesta a nível comportamental e social.

Os sinais geralmente aparecem durante a primeira infância e afetam a capacidade de uma pessoa comunicar e interagir com outras pessoas.

As crianças com autismo, geralmente têm problemas com competências sociais, emocionais e de comunicação. Podem repetir certos comportamentos e dificilmente aceitam mudanças nas suas atividades diárias.

Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro, provavelmente resultantes de fatores ambientais, biológicos e genéticos.

Existe um grande predomínio no sexo masculino, daí ser associado à cor azul.

Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta problemática, reduzindo os comportamentos mais perturbadores, oferecendo maior segurança, desenvolvendo a autonomia e os saberes.

Atualmente existem serviços e redes de suporte adequadas que permitem que as crianças com autismo possam crescer, aprender e desenvolver-se, num ambiente inclusivo e com respeito pelo seu próprio ritmo.


 
Relações Parentais

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO "RELAÇÕES PARENTAIS"

No âmbito do projeto "Plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário" , realizou-se dia 28 março no auditório do Agrupamento de Escolas da Vidigueira, uma Ação de Sensibilização " Relações Parentais ", destinados a Pais e Encarregados de Educação, dinamizada pela Assistente Social AEVID, Carla Martins.

A iniciativa teve um balanço positivo, que contou com a participação do orador convidado Dr Luís Fernandes, CAFAP de Beja, a quem deixamos o nosso agradecimento, assim como aos pais, encarregados de educação presentes.
Mais fotos da atividade aqui
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KA2- European Heritage - Mobilidade em Itália

AEVID em Mobilidade Erasmus+ em San Marcello Pistoeise (Itália)

No âmbito do projeto Erasmus+ KA2 “National Heritage for our Common European Heritage” realizou-se, de 12 a 18 de março, a mobilidade a San Marcello Pistoiese, Itália.
Participaram nesta mobilidade 4 professoras e 4 alunos do 9º ano de escolaridade. Esta mobilidade vem na sequência das atividades previstas no projeto e que foram sucessivamente adiadas ou substituídas por mobilidades virtuais em determinados momentos de maior incidência da pandemia nos diversos países da Europa.
Do programa organizado pelo país hospedeiro destacaram-se atividades diversificadas, tais como: Conhecimento do sistema educativo italiano, visitas a escolas, receção pelas autoridades locais, workshops variados sobre a cultura, gastronomia, música, ambiente e tradições especialmente da região da Toscana, visitas recreativas e culturais, apresentações de temas / tradições do mês de março, dos vários países parceiros ( Portugal, Itália, Grécia, Finlândia, Polónia e Eslováquia).
Não podemos esquecer e agradecer a amabilidade, simpatia e cuidado com que as famílias italianas acolheram todos os alunos dos países parceiros, contribuindo para que os vários estudantes pudessem sentir a dinâmica das famílias italianas.
Nunca será de mais reforçar a importância que estes projetos têm na formação e crescimento individual dos nossos jovens permitindo-lhes, através do convívio, promover e desenvolver sentimentos de respeito, tolerância, compreensão, amizade e aceitação, pilares indispensáveis para uma sociedade mais justa, da qual eles serão os protagonistas no futuro.
Obrigada aos nossos alunos que foram top. Obrigada também às colegas que me acompanharam.
A coordenadora do projeto
Prof. Luisa Covas
Pode ver aqui mais fotos da atividade.
 
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