Erasmus+ KA1 - Job Shadowing em Toledo

PROGRAMA DE JOB SHADOWING EM TOLEDO, ESPANHA

 

Ao abrigo do Projeto Erasmus+,  na modalidade de Job Shadowing, decorreu uma mobilidade à Cidade de Toledo por um grupo de Docentes e Técnicos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira. A deslocação ocorreu entre os dias 04 e 07 de abril e teve como base o tema do Projeto: “Ajudar é… Incluir, Partilhar e Mudar”.

Fomos analisar e observar o Sistema de Inclusão desta região/país, estabelecendo semelhanças e diferenças com o nosso modelo, e aferir instrumentos e atitudes que possam contribuir para melhorar a nossa atividade profissional.

A escola de acolhimento, “Colégio Cidad de Nara”, em Toledo, é uma escola pública situada num contexto social muito diferente do nosso mas com uma comunidade educativa totalmente disponível para acolher e partilhar as suas práticas inclusivas. Pudemos perceber como funciona o Sistema Educativo Nacional e Regional, as diferenças legislativas quer ao nível de organização de currículo, quer no que respeita às dinâmicas de avaliação e resposta às necessidades dos alunos, não só na escola, em contacto com a equipa da Direção e toda a comunidade educativa, mas também numa visita/reunião à Câmara Municipal de Toledo, com a Vereadora Ana Belén, responsável pelos Serviços Sociais, Igualdade, Idosos, Pessoas com Deficiência e Família.

Observámos e analisámos métodos/estratégias de intervenção em contexto real, participando em aulas de diferentes áreas e em diferentes anos letivos que compõem o grupo escolar do colégio (dos 3 aos 12 anos de idade), utilizados pelos docentes e técnicos para a promoção da Inclusão de todos os alunos, e a todos os níveis (linguagem, deficiência, cultura…). Na sequência deste ponto, fomos convidadas a conhecer outros Centros/Institutos que dão continuidade ao trabalho desenvolvido durante a escolaridade obrigatória (16 anos) e com intervenção direta em escolas, famílias, locais de trabalho e lazer, ou como centros de acolhimento em situações que o grau de incapacidade é mais acentuado.

Destes centros que visitámos referimos o CECAP, que é uma Instituição que apoia a integração de pessoas com deficiência na vida diária e no trabalho, formando e acompanhado desde a escolarização obrigatória, até à idade adulta.

Visitámos e percebemos o Funcionamento dos Centros – APACE, os quais dão respostas a crianças, jovens e adultos com Paralisia Cerebral.

Tivémos também  a oportunidade de visitar Toledo e explorar o seu riquíssimo  património histórico-cultural.

Um enorme agradecimento a uma equipa de excelência na arte de bem receber e partilhar que nos permitiu aprender muito e trazer o coração cheio com tanta amabilidade.

Agradecemos ainda a colaboração da Autarquia de Vidigueira pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.

Mais informações no site do projeto em https://bit.ly/3NeE1lJ


 

 

 
Escola Alerta 21-22

 

O Agrupamento de Escolas de Vidigueira efetuou a candidatura ao Concurso "Escola Alerta", 2021-2022, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.). Este concurso, de âmbito nacional, visa o incentivo à comunidade educativa para a sensibilização e reflexão sobre questões relativas aos Direitos Humanos e à Igualdade de oportunidades e Acessibilidades para Todos!
O nosso Agrupamento apresentou a concurso o Projeto "Juntos.com", desenvolvido com alunos de minoria étnica e respetivos grupos de trabalho, no qual os valores da Cidadania são verdadeiros pilares para a Inclusão, Equidade, Igualdade, Respeito pelas individualidades e diferenças, Valores bem presentes no nosso Projeto Educativo e no contexto em que nos inserimos. Um projeto de Cidadania e Leitura que enriqueceu todos os que nele participaram, a nossa comunidade educativa em geral e ainda estabeleceu algumas parcerias na comunidade que se revelaram de grande importância para o sucesso pessoal e profissional dos nossos alunos.
Deixamos aqui o vídeo enviado a concurso.


 

 
Dia Autismo 2022

Assinala-se dia 2 de abril

 

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O autismo é uma perturbação complexa do desenvolvimento, que se manifesta a nível comportamental e social.

Os sinais geralmente aparecem durante a primeira infância e afetam a capacidade de uma pessoa comunicar e interagir com outras pessoas.

As crianças com autismo, geralmente têm problemas com competências sociais, emocionais e de comunicação. Podem repetir certos comportamentos e dificilmente aceitam mudanças nas suas atividades diárias.

Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro, provavelmente resultantes de fatores ambientais, biológicos e genéticos.

Existe um grande predomínio no sexo masculino, daí ser associado à cor azul.

Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta problemática, reduzindo os comportamentos mais perturbadores, oferecendo maior segurança, desenvolvendo a autonomia e os saberes.

Atualmente existem serviços e redes de suporte adequadas que permitem que as crianças com autismo possam crescer, aprender e desenvolver-se, num ambiente inclusivo e com respeito pelo seu próprio ritmo.


 
Relações Parentais

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO "RELAÇÕES PARENTAIS"

No âmbito do projeto "Plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário" , realizou-se dia 28 março no auditório do Agrupamento de Escolas da Vidigueira, uma Ação de Sensibilização " Relações Parentais ", destinados a Pais e Encarregados de Educação, dinamizada pela Assistente Social AEVID, Carla Martins.

A iniciativa teve um balanço positivo, que contou com a participação do orador convidado Dr Luís Fernandes, CAFAP de Beja, a quem deixamos o nosso agradecimento, assim como aos pais, encarregados de educação presentes.
Mais fotos da atividade aqui
.
 
KA2- European Heritage - Mobilidade em Itália

AEVID em Mobilidade Erasmus+ em San Marcello Pistoeise (Itália)

No âmbito do projeto Erasmus+ KA2 “National Heritage for our Common European Heritage” realizou-se, de 12 a 18 de março, a mobilidade a San Marcello Pistoiese, Itália.
Participaram nesta mobilidade 4 professoras e 4 alunos do 9º ano de escolaridade. Esta mobilidade vem na sequência das atividades previstas no projeto e que foram sucessivamente adiadas ou substituídas por mobilidades virtuais em determinados momentos de maior incidência da pandemia nos diversos países da Europa.
Do programa organizado pelo país hospedeiro destacaram-se atividades diversificadas, tais como: Conhecimento do sistema educativo italiano, visitas a escolas, receção pelas autoridades locais, workshops variados sobre a cultura, gastronomia, música, ambiente e tradições especialmente da região da Toscana, visitas recreativas e culturais, apresentações de temas / tradições do mês de março, dos vários países parceiros ( Portugal, Itália, Grécia, Finlândia, Polónia e Eslováquia).
Não podemos esquecer e agradecer a amabilidade, simpatia e cuidado com que as famílias italianas acolheram todos os alunos dos países parceiros, contribuindo para que os vários estudantes pudessem sentir a dinâmica das famílias italianas.
Nunca será de mais reforçar a importância que estes projetos têm na formação e crescimento individual dos nossos jovens permitindo-lhes, através do convívio, promover e desenvolver sentimentos de respeito, tolerância, compreensão, amizade e aceitação, pilares indispensáveis para uma sociedade mais justa, da qual eles serão os protagonistas no futuro.
Obrigada aos nossos alunos que foram top. Obrigada também às colegas que me acompanharam.
A coordenadora do projeto
Prof. Luisa Covas
Pode ver aqui mais fotos da atividade.
 
Versos Entrelaçados 2022

CONCURSO DE POESIA VERSOS ENTRELAÇADOS

Decorreu no dia 21 de março, no Centro Multifacetado de Vidigueira, a entrega de prémios aos participantes no Concurso de Poesia "Versos Entrelaçados". Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade, além de promover a poesia e valorizar esta expressão literária, a Câmara Municipal de Vidigueira, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira e a Escola Profissional Fialho de Almeida organizaram a 7ª edição do Concurso de Poesia – Versos Entrelaçados, que decorreu entre 7 de fevereiro e 4 de março de 2022.

Veja mais fotos da atividade aqui. Veja aqui as ilustrações e os poemas vencedores.


 


 

 
Corta Mato Distrital 2022

FASE DISTRITAL DO CORTA-MATO ESCOLAR

Realizou-se no dia 21 de março a Fase Distrital do Corta-mato Escolar, em Beja.
O Agrupamento de Escolas da Vidigueira esteve representado pelos alunos nos escalões de Iniciados e Juvenis Femininos e Masculinos. Agradecemos a participação dos alunos, que se manifestaram felizes pela sua participação e pelo convívio proporcionado, e que, apesar de várias baixas devido a Covid-19 e das condições meteorológicas adversas, juntou um bom grupo de atletas.
Agradecemos à Câmara Municipal da Vidigueira a cedência do transporte para esta actividade e damos os Parabéns a todos os participantes do Corta-mato Escolar 2022, assim como aos organizadores.
Veja aqui o vídeo da atividade.
 
CE - Prémio 21/22

 

CLUBE EUROPEU PREMIADO

O Clube Europeu "United Colors of Europe" foi premiado no âmbito do Concurso da Rede Nacional de Clubes Europeus sob o tema dos "Oceanos".

Consulte aqui a lista de escolas premiadas.


 

 
Erasmus+ KA1 - Curso Estruturado em Praga

AEVID participa em Curso estruturado “Innovative Teaching Approaches" em Praga

 

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA1 “Ajudar é… incluir, partilhar e mudar” 3 docentes do AEVID realizaram formação, de 14 a 18 de março, em Praga.

A realização do curso estruturado “Innovative Teaching Approaches", dinamizado pela entidade ITC (International Training Center), permitiu explorar e aprofundar conhecimentos em diferentes metodologias (21st Century Skills; Critical and creative thinking; Inquiry Based Learning, Task Based Learning; Gamifying the classroom; Blended Learning - Flipped Classroom; Metacognition; Formative assessment; Peer Education; …).

A presença no curso de docentes de mais 6 nacionalidades (Bélgica, Espanha, Croácia, Dinamarca, Polónia e Roménia) incentivou o debate e a partilha sobre os diferentes sistemas educativos e organização escolar e, também, fomentou redes de contacto para projetos futuros.

A realização do curso na capital da República Checa possibilitou a visita in loco de diferentes locais, permitindo assim conhecer melhor a cultura, língua, geografia, gastronomia, economia, rede de transportes e história desta cidade/país reforçando a importância e compreensão do lema da União Europeia “Unida na Diversidade”.

Mais informações no site do projeto em  https://bit.ly/3NeE1lJ


 

 
Dia do Pi 21/22

COMEMORAÇÃO DIA DO PI


Nos dias 14 e 15 de março, em comemoração dia do Pi, dia Internacional de matemática, foram ao nosso agrupamento dois consultores pedagógicos da "Raiz Editora". Estes dinamizaram as Olimpíadas de Matemática nas turmas de 2.º e 3.º ciclo, à excepção do 9.º ano.

A iniciativa foi bem recebida pelos alunos que demonstraram entusiasmo e interesse tendo sido muito participativos.

O dia do Pi é comemorado anualmente no dia 14 de março. A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3,14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589...).
 
Ação de Sensibilização - Relações Parentais

 


 

 
Juntos.com premiado

Projeto “Juntos.com” premiado

O nosso Agrupamento recebeu, no dia 10 de março, um prémio da Rede de Bibliotecas Escolares e da Fundação Altice pelo projeto “Juntos.com”.

Neste evento, a sub-diretora do Agrupamento e a professora bibliotecária fizeram uma apresentação, onde passaram em revista os cinco anos do projeto.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 55