Parlamento dos Jovens - Debate Escolar com Deputado Nelson Brito, jan. 2023

PARLAMENTO DOS JOVENS
DEBATE ESCOLAR

No âmbito da participação do nosso Agrupamento de Escolas no Programa Parlamento dos Jovens, tivemos hoje o privilégio de receber no auditório da Escola sede um dos deputados eleitos pelo círculo de Beja, Nelson Brito, que veio, em conjunto com os nossos alunos, abordar o tema este ano em discussão - “Saúde mental nos jovens – Que desafios? Que respostas?”.
A sessão contou com a participação dos alunos do 3ºciclo, entre eles, os que constituem as quatro listas eleitorais e os elementos que compõem a Comissão Eleitoral Escolar.
Ao longo da sessão, os nossos alunos puderam debater o tema em discussão e conhecer melhor o funcionamento da Assembleia da República, o papel dos deputados e importância da participação ativa na vida democrática nacional.
Mais um passo nesta espetacular experiência de participação cívica, rumo às próximas etapas desta aventura democrática juvenil.
Veja aqui mais fotos da atividade.

 
Boas Festas 2022

 

Descubra as várias atividades de Natal realizadas no Agrupamento no facebook


 

 
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 dez. 2022

 

 

3 de dezembro de 2022

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

“Soluções transformadoras para o desenvolvimento Inclusivo”

 


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra anualmente a 3 de dezembro, foi proclamado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como principal objetivo promover uma maior compreensão sobre os assuntos relativos à deficiência e mobilizar o apoio à dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência.

 

Todos os anos é escolhido um tema, a ser abordado no dia de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a realizar na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e para o ano de 2022 foi decidido o seguinte tema: “Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação na promoção de um mundo acessível e equitativo, abrangendo três setores fundamentais: Emprego, Educação e Desporto na tentativa de redução das desigualdades que as pessoas com deficiência encontram no local de trabalho, na escola e nas atividades desportivas.

No nosso dia-a-dia, nas Escolas, temos vindo a abrir o caminho da inclusão onde a necessidade da inovação e mudança é premente. A utilização de recursos inovadores pode abrir as portas à acessibilidade constituindo-se como facilitador do processo.

Veja o vídeo aqui.

 

 


 

 
Corta Mato Escolar 2022

CORTA-MATO ESCOLAR
O corta-mato do nosso agrupamento realizou-se no dia 3 de novembro de 2022.
A atividade resultou num ambiente de alegria, os participantes demonstraram grande empenho e esforço em realizar uma boa corrida, apesar do dia nublado e com algumas gotículas.
No final os alunos receberam um pequeno lanche, tendo os 3 primeiros classificados de cada escalão recebido medalhas.
Agradece-se o apoio prestado pela Direção do Agrupamento, pelos colegas dos vários departamentos, dos assistentes operacionais e de todas as pessoas envolvidas na organização do corta-mato, nomeadamente os Bombeiros Voluntários da Vidigueira, da Câmara Municipal da Vidigueira e da Escola Profissional Fialho de Almeida da Vidigueira que contribuíram para o sucesso da atividade.
Foi uma manhã de excelência, vivenciada entre todos num enorme convívio desportivo.
Veja o vídeo da atividade aqui.

 

 

 

 
GREEN SKILLS - Outubro 2022

INTERCÂMBIO ERASMUS+ "GREEN SKILLS"

 

O AE de Vidigueira recebeu, durante a semana de 17 a 20 de Outubro, uma comitiva de jovens alunos e docentes espanhóis, da Escola ES CAÑADA DE LA ENCINA de Iniesta (Cuenca), no âmbito do projeto de Intercâmbio Erasmus+ "Green Skills".
As atividades desenvolvidas visaram promover as competências ecológicas dos alunos, mas também as suas competências de comunicação e de empreendedorismo, bem como dos valores de cidadania europeia.
Além de jogos e dinâmicas de grupo os alunos tiveram oportunidade de visitar o meio local e regional, de aprender práticas sustentáveis a par da descoberta do caloroso afeto das famílias de acolhimento.
Assim, além de terem ficado a conhecer o nosso Agrupamento e um pouco o nosso sistema de ensino, o grupo teve oportunidade de ser recebido no Salão Nobre do Município pelos seus representantes, bem como visitar e desenvolver atividades no Centro do Património e Turismo de Vidigueira, no Museu Municipal de Vidigueira, na Fundação Eugénio de Almeida em Évora e na Barragem de Alqueva. As atividades, a nível escolar e nos locais visitados, primaram pela sua vertente ecológica e desportiva, tendo por base os pressupostos do Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Fica aqui um especial agradecimento a todas as entidades e a todos os elementos que, direta ou indiretamente, colaboraram para que estes dias tenham sido uma aventura muito bem sucedida.
Veja mais fotos do intercâmbio aqui.
 
Global Volunteers no AEVID - 2022


GLOBAL VOLUNTEERS NO AEVID - 2022

O AE de Vidigueira, em conjunto com a EPFA e o Município de Vidigueira, recebeu 2 elementos do Programa Global Volunteers na Vidigueira.
Durante 3 dias (25, 26 e 27 de outubro), 2 simpáticas voluntárias dos Estados Unidos da América, Linda e Karen, bem como o seu coordenador Joe, visitaram o nosso Agrupamento e participaram em várias atividades, em todos os níveis de ensino. Ficaram a compreender melhor o funcionamento do sistema de ensino português e contribuíram com experiências de disseminação da Língua Inglesa e da sua cultura, proporcionando excelentes momentos de partilha e de aprendizagem com alunos, pessoal docente e não docente.
Agradecemos a todos os que se envolveram direta e indiretamente na receção e acompanhamento deste grupo de modo a garantir o sucesso deste programa.
 
#ErasmusDays2022

ERASMUS DAYS 2022


No âmbito da comemoração do Erasmus Days, que este ano se celebrou nos dias 13,14 e 15 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira, à semelhança de outros anos, assinalou a data no dia 13 de outubro com uma encontro online com a Polónia, Eslováquia, Itália, Grécia ( países com os quais terminámos, o ano letivo transato um projeto Erasmus+) e aos quais se associou também a Espanha. Participaram os alunos dos 8º e 9º anos e das atividades desenvolvidas destacamos um quizz sobre o programa Erasmus+, um Kahoot sobre aspetos culturais, gastronómicos e tradicionais dos países envolvidos e uma apresentação , de cada país, sobre as suas experiências nos projetos Erasmus+.

A atividade desenvolveu-se em Inglês, o que permitiu melhorar as competências de comunicação dos nossos alunos ao mesmo tempo que os sensibilizou para a importância do desenvolvimento de uma cidadania e cultura europeias.


 

 
Dia Europeu do Desporto na Escola 2022

O AE de Vidigueira aderiu às comemorações do Dia Europeu do Desporto na Escola (ESSD)  com o tema central “Going Green in Sport”, de forma a promover o Desporto e a atividade física em toda a comunidade educativa.

No dia 30 de setembro, todos os alunos do Agrupamento, desde o pré-escolar até ao 9º ano, irão participar numa mega caminhada ou num passeio de BBT.  Será também dada também especial atenção às questões ambientais e da alimentação saudável, pelo que se irá recolher o lixo encontrado e realizar um pequeno lanche convívio entre os participantes.

Para a realização desta atividade o Agrupamento  conta com o apoio e colaboração de entidades parceiras como a Associação de Pais e Encarregados de Educação, a Autarquia, a GNR e os Bombeiros.

O AE de Vidigueira convida os parceiros, os pais e encarregados de educação a aceitarem o desafio de se juntarem a esta atividade em prol da saúde física e mental de todos.


 

 
Contratação de Escola -GR230 - 2022-2023


Consulte o aviso de abertura e a lista geral de candidatos no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"


 

 
Contratação de Escola -GR100 - 2022-2023

Consulte o aviso de abertura e a lista geral de candidatos no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"


 

 
INÍCIO DO ANO LETIVO 22/23

ANO LETIVO 2022/2023
RECEÇÃO AOS ALUNOS

A receção aos pais e aos Encarregados de Educação será realizada nos dias 14 e 15 de setembro.
Consulte aqui a informação detalhada.
Votos de um excelente ano letivo!


 

 
Contratação de Escola -GR300 - 2022-2023

Consulte o aviso de abertura  e a lista geral de candidatos

no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"


 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 5 de 59