Erasmus+ KA1 - Job Shadowing em Toledo |

PROGRAMA DE JOB SHADOWING EM TOLEDO, ESPANHA
Ao abrigo do Projeto Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, decorreu uma mobilidade à Cidade de Toledo por um grupo de Docentes e Técnicos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira. A deslocação ocorreu entre os dias 04 e 07 de abril e teve como base o tema do Projeto: “Ajudar é… Incluir, Partilhar e Mudar”.
Fomos analisar e observar o Sistema de Inclusão desta região/país, estabelecendo semelhanças e diferenças com o nosso modelo, e aferir instrumentos e atitudes que possam contribuir para melhorar a nossa atividade profissional.
A escola de acolhimento, “Colégio Cidad de Nara”, em Toledo, é uma escola pública situada num contexto social muito diferente do nosso mas com uma comunidade educativa totalmente disponível para acolher e partilhar as suas práticas inclusivas. Pudemos perceber como funciona o Sistema Educativo Nacional e Regional, as diferenças legislativas quer ao nível de organização de currículo, quer no que respeita às dinâmicas de avaliação e resposta às necessidades dos alunos, não só na escola, em contacto com a equipa da Direção e toda a comunidade educativa, mas também numa visita/reunião à Câmara Municipal de Toledo, com a Vereadora Ana Belén, responsável pelos Serviços Sociais, Igualdade, Idosos, Pessoas com Deficiência e Família.
Observámos e analisámos métodos/estratégias de intervenção em contexto real, participando em aulas de diferentes áreas e em diferentes anos letivos que compõem o grupo escolar do colégio (dos 3 aos 12 anos de idade), utilizados pelos docentes e técnicos para a promoção da Inclusão de todos os alunos, e a todos os níveis (linguagem, deficiência, cultura…). Na sequência deste ponto, fomos convidadas a conhecer outros Centros/Institutos que dão continuidade ao trabalho desenvolvido durante a escolaridade obrigatória (16 anos) e com intervenção direta em escolas, famílias, locais de trabalho e lazer, ou como centros de acolhimento em situações que o grau de incapacidade é mais acentuado.
Destes centros que visitámos referimos o CECAP, que é uma Instituição que apoia a integração de pessoas com deficiência na vida diária e no trabalho, formando e acompanhado desde a escolarização obrigatória, até à idade adulta.
Visitámos e percebemos o Funcionamento dos Centros – APACE, os quais dão respostas a crianças, jovens e adultos com Paralisia Cerebral.
Tivémos também a oportunidade de visitar Toledo e explorar o seu riquíssimo património histórico-cultural.
Um enorme agradecimento a uma equipa de excelência na arte de bem receber e partilhar que nos permitiu aprender muito e trazer o coração cheio com tanta amabilidade.
Agradecemos ainda a colaboração da Autarquia de Vidigueira pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.
Mais informações no site do projeto em https://bit.ly/3NeE1lJ
|

O Agrupamento de Escolas de Vidigueira efetuou a candidatura ao Concurso "Escola Alerta", 2021-2022, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.). Este concurso, de âmbito nacional, visa o incentivo à comunidade educativa para a sensibilização e reflexão sobre questões relativas aos Direitos Humanos e à Igualdade de oportunidades e Acessibilidades para Todos!
O nosso Agrupamento apresentou a concurso o Projeto "Juntos.com", desenvolvido com alunos de minoria étnica e respetivos grupos de trabalho, no qual os valores da Cidadania são verdadeiros pilares para a Inclusão, Equidade, Igualdade, Respeito pelas individualidades e diferenças, Valores bem presentes no nosso Projeto Educativo e no contexto em que nos inserimos. Um projeto de Cidadania e Leitura que enriqueceu todos os que nele participaram, a nossa comunidade educativa em geral e ainda estabeleceu algumas parcerias na comunidade que se revelaram de grande importância para o sucesso pessoal e profissional dos nossos alunos.
Deixamos aqui o vídeo enviado a concurso.
|

Assinala-se dia 2 de abril
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
O autismo é uma perturbação complexa do desenvolvimento, que se manifesta a nível comportamental e social.
Os sinais geralmente aparecem durante a primeira infância e afetam a capacidade de uma pessoa comunicar e interagir com outras pessoas.
As crianças com autismo, geralmente têm problemas com competências sociais, emocionais e de comunicação. Podem repetir certos comportamentos e dificilmente aceitam mudanças nas suas atividades diárias.
Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro, provavelmente resultantes de fatores ambientais, biológicos e genéticos.
Existe um grande predomínio no sexo masculino, daí ser associado à cor azul.
Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta problemática, reduzindo os comportamentos mais perturbadores, oferecendo maior segurança, desenvolvendo a autonomia e os saberes.
Atualmente existem serviços e redes de suporte adequadas que permitem que as crianças com autismo possam crescer, aprender e desenvolver-se, num ambiente inclusivo e com respeito pelo seu próprio ritmo.
|

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO "RELAÇÕES PARENTAIS"
No âmbito do projeto "Plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário" , realizou-se dia 28 março no auditório do Agrupamento de Escolas da Vidigueira, uma Ação de Sensibilização " Relações Parentais ", destinados a Pais e Encarregados de Educação, dinamizada pela Assistente Social AEVID, Carla Martins.
A iniciativa teve um balanço positivo, que contou com a participação do orador convidado Dr Luís Fernandes, CAFAP de Beja, a quem deixamos o nosso agradecimento, assim como aos pais, encarregados de educação presentes.
Mais fotos da atividade aqui
. |
KA2- European Heritage - Mobilidade em Itália |

AEVID em Mobilidade Erasmus+ em San Marcello Pistoeise (Itália)
No âmbito do projeto Erasmus+ KA2 “National Heritage for our Common European Heritage” realizou-se, de 12 a 18 de março, a mobilidade a San Marcello Pistoiese, Itália.
Participaram nesta mobilidade 4 professoras e 4 alunos do 9º ano de escolaridade. Esta mobilidade vem na sequência das atividades previstas no projeto e que foram sucessivamente adiadas ou substituídas por mobilidades virtuais em determinados momentos de maior incidência da pandemia nos diversos países da Europa.
Do programa organizado pelo país hospedeiro destacaram-se atividades diversificadas, tais como: Conhecimento do sistema educativo italiano, visitas a escolas, receção pelas autoridades locais, workshops variados sobre a cultura, gastronomia, música, ambiente e tradições especialmente da região da Toscana, visitas recreativas e culturais, apresentações de temas / tradições do mês de março, dos vários países parceiros ( Portugal, Itália, Grécia, Finlândia, Polónia e Eslováquia).
Não podemos esquecer e agradecer a amabilidade, simpatia e cuidado com que as famílias italianas acolheram todos os alunos dos países parceiros, contribuindo para que os vários estudantes pudessem sentir a dinâmica das famílias italianas.
Nunca será de mais reforçar a importância que estes projetos têm na formação e crescimento individual dos nossos jovens permitindo-lhes, através do convívio, promover e desenvolver sentimentos de respeito, tolerância, compreensão, amizade e aceitação, pilares indispensáveis para uma sociedade mais justa, da qual eles serão os protagonistas no futuro.
Obrigada aos nossos alunos que foram top. Obrigada também às colegas que me acompanharam.
A coordenadora do projeto
Prof. Luisa Covas
Pode ver aqui mais fotos da atividade.
|

CONCURSO DE POESIA VERSOS ENTRELAÇADOS
Decorreu no dia 21 de março, no Centro Multifacetado de Vidigueira, a entrega de prémios aos participantes no Concurso de Poesia "Versos Entrelaçados". Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade, além de promover a poesia e valorizar esta expressão literária, a Câmara Municipal de Vidigueira, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira e a Escola Profissional Fialho de Almeida organizaram a 7ª edição do Concurso de Poesia – Versos Entrelaçados, que decorreu entre 7 de fevereiro e 4 de março de 2022.
Veja mais fotos da atividade aqui. Veja aqui as ilustrações e os poemas vencedores.
|
|
Corta Mato Distrital 2022 |

FASE DISTRITAL DO CORTA-MATO ESCOLAR
Realizou-se no dia 21 de março a Fase Distrital do Corta-mato Escolar, em Beja.
O Agrupamento de Escolas da Vidigueira esteve representado pelos alunos nos escalões de Iniciados e Juvenis Femininos e Masculinos. Agradecemos a participação dos alunos, que se manifestaram felizes pela sua participação e pelo convívio proporcionado, e que, apesar de várias baixas devido a Covid-19 e das condições meteorológicas adversas, juntou um bom grupo de atletas.
Agradecemos à Câmara Municipal da Vidigueira a cedência do transporte para esta actividade e damos os Parabéns a todos os participantes do Corta-mato Escolar 2022, assim como aos organizadores.
Veja aqui o vídeo da atividade.
|

CLUBE EUROPEU PREMIADO
O Clube Europeu "United Colors of Europe" foi premiado no âmbito do Concurso da Rede Nacional de Clubes Europeus sob o tema dos "Oceanos".
Consulte aqui a lista de escolas premiadas.
|
Erasmus+ KA1 - Curso Estruturado em Praga |

AEVID participa em Curso estruturado “Innovative Teaching Approaches" em Praga
No âmbito do Projeto Erasmus+ KA1 “Ajudar é… incluir, partilhar e mudar” 3 docentes do AEVID realizaram formação, de 14 a 18 de março, em Praga.
A realização do curso estruturado “Innovative Teaching Approaches", dinamizado pela entidade ITC (International Training Center), permitiu explorar e aprofundar conhecimentos em diferentes metodologias (21st Century Skills; Critical and creative thinking; Inquiry Based Learning, Task Based Learning; Gamifying the classroom; Blended Learning - Flipped Classroom; Metacognition; Formative assessment; Peer Education; …).
A presença no curso de docentes de mais 6 nacionalidades (Bélgica, Espanha, Croácia, Dinamarca, Polónia e Roménia) incentivou o debate e a partilha sobre os diferentes sistemas educativos e organização escolar e, também, fomentou redes de contacto para projetos futuros.
A realização do curso na capital da República Checa possibilitou a visita in loco de diferentes locais, permitindo assim conhecer melhor a cultura, língua, geografia, gastronomia, economia, rede de transportes e história desta cidade/país reforçando a importância e compreensão do lema da União Europeia “Unida na Diversidade”.
Mais informações no site do projeto em https://bit.ly/3NeE1lJ
|

COMEMORAÇÃO DIA DO PI
Nos dias 14 e 15 de março, em comemoração dia do Pi, dia Internacional de matemática, foram ao nosso agrupamento dois consultores pedagógicos da "Raiz Editora". Estes dinamizaram as Olimpíadas de Matemática nas turmas de 2.º e 3.º ciclo, à excepção do 9.º ano.
A iniciativa foi bem recebida pelos alunos que demonstraram entusiasmo e interesse tendo sido muito participativos.
O dia do Pi é comemorado anualmente no dia 14 de março. A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3,14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589...).
|
Ação de Sensibilização - Relações Parentais |

Projeto “Juntos.com” premiado
O nosso Agrupamento recebeu, no dia 10 de março, um prémio da Rede de Bibliotecas Escolares e da Fundação Altice pelo projeto “Juntos.com”.
Neste evento, a sub-diretora do Agrupamento e a professora bibliotecária fizeram uma apresentação, onde passaram em revista os cinco anos do projeto.
|
|
|