Versos Entrelaçados 2022

CONCURSO DE POESIA VERSOS ENTRELAÇADOS

Decorreu no dia 21 de março, no Centro Multifacetado de Vidigueira, a entrega de prémios aos participantes no Concurso de Poesia "Versos Entrelaçados". Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade, além de promover a poesia e valorizar esta expressão literária, a Câmara Municipal de Vidigueira, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira e a Escola Profissional Fialho de Almeida organizaram a 7ª edição do Concurso de Poesia – Versos Entrelaçados, que decorreu entre 7 de fevereiro e 4 de março de 2022.

Veja mais fotos da atividade aqui. Veja aqui as ilustrações e os poemas vencedores.


 


 

 
Corta Mato Distrital 2022

FASE DISTRITAL DO CORTA-MATO ESCOLAR

Realizou-se no dia 21 de março a Fase Distrital do Corta-mato Escolar, em Beja.
O Agrupamento de Escolas da Vidigueira esteve representado pelos alunos nos escalões de Iniciados e Juvenis Femininos e Masculinos. Agradecemos a participação dos alunos, que se manifestaram felizes pela sua participação e pelo convívio proporcionado, e que, apesar de várias baixas devido a Covid-19 e das condições meteorológicas adversas, juntou um bom grupo de atletas.
Agradecemos à Câmara Municipal da Vidigueira a cedência do transporte para esta actividade e damos os Parabéns a todos os participantes do Corta-mato Escolar 2022, assim como aos organizadores.
Veja aqui o vídeo da atividade.
 
CE - Prémio 21/22

 

CLUBE EUROPEU PREMIADO

O Clube Europeu "United Colors of Europe" foi premiado no âmbito do Concurso da Rede Nacional de Clubes Europeus sob o tema dos "Oceanos".

Consulte aqui a lista de escolas premiadas.


 

 
Erasmus+ KA1 - Curso Estruturado em Praga

AEVID participa em Curso estruturado “Innovative Teaching Approaches" em Praga

 

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA1 “Ajudar é… incluir, partilhar e mudar” 3 docentes do AEVID realizaram formação, de 14 a 18 de março, em Praga.

A realização do curso estruturado “Innovative Teaching Approaches", dinamizado pela entidade ITC (International Training Center), permitiu explorar e aprofundar conhecimentos em diferentes metodologias (21st Century Skills; Critical and creative thinking; Inquiry Based Learning, Task Based Learning; Gamifying the classroom; Blended Learning - Flipped Classroom; Metacognition; Formative assessment; Peer Education; …).

A presença no curso de docentes de mais 6 nacionalidades (Bélgica, Espanha, Croácia, Dinamarca, Polónia e Roménia) incentivou o debate e a partilha sobre os diferentes sistemas educativos e organização escolar e, também, fomentou redes de contacto para projetos futuros.

A realização do curso na capital da República Checa possibilitou a visita in loco de diferentes locais, permitindo assim conhecer melhor a cultura, língua, geografia, gastronomia, economia, rede de transportes e história desta cidade/país reforçando a importância e compreensão do lema da União Europeia “Unida na Diversidade”.

Mais informações no site do projeto em  https://bit.ly/3NeE1lJ


 

 
Dia do Pi 21/22

COMEMORAÇÃO DIA DO PI


Nos dias 14 e 15 de março, em comemoração dia do Pi, dia Internacional de matemática, foram ao nosso agrupamento dois consultores pedagógicos da "Raiz Editora". Estes dinamizaram as Olimpíadas de Matemática nas turmas de 2.º e 3.º ciclo, à excepção do 9.º ano.

A iniciativa foi bem recebida pelos alunos que demonstraram entusiasmo e interesse tendo sido muito participativos.

O dia do Pi é comemorado anualmente no dia 14 de março. A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3,14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589...).
 
Ação de Sensibilização - Relações Parentais

 


 

 
Juntos.com premiado

Projeto “Juntos.com” premiado

O nosso Agrupamento recebeu, no dia 10 de março, um prémio da Rede de Bibliotecas Escolares e da Fundação Altice pelo projeto “Juntos.com”.

Neste evento, a sub-diretora do Agrupamento e a professora bibliotecária fizeram uma apresentação, onde passaram em revista os cinco anos do projeto.
 
Sessão Distrital - Parlamento dos Jovens 21/22
SESSÃO DISTRITAL - PARLAMENTO DOS JOVENS

Decorreu no dia 14 de março, na Escola Secundária D. Manuel I, a tão aguardada sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Círculo de Beja. O nosso Agrupamento de Escolas fez-se representar pelas deputadas eleitas Laura Pires, Laura Roberto e Letícia Fernandes que provaram estar à altura do desafio, defendendo com espírito de missão as propostas levadas a discussão.
Os trabalhos decorreram ao longo de todo o dia, entre propostas, questões, debates e votações, envolvidos num espírito saudável de disputa democrática dos temas/medidas em debate.
Ao final da tarde, as nossas alunas, foram premiadas pelo excelente trabalho desenvolvido, conseguindo incluir no Projeto de Recomendação do Círculo de Beja uma das medidas levadas pelo nosso Agrupamento de Escolas “Criar um Selo de Veracidade para sinalizar os sites/meios de comunicação isentos de fake news”. Conseguimos ainda eleger, como tema a propor para a edição do próximo ano o tema “Racismo: Combater o preconceito e promover a igualdade”, por nós levado como proposta nesta sessão.
Fica a excelente experiência e uma participação muito meritória dos nossos alunos.
Um especial agradecimento à Autarquia pela cedência de transporte.
Mais fotos em https://bit.ly/3iAwoYW


 
Eleição da Mesa para a Sessão Distrital| Círculo de Beja

 

ELEIÇÃO DA MESA DA SESSÃO DISTRITAL | CÍRCULO DE BEJA

Realizou-se a 2 março, via plataforma Teams, a Sessão para Eleição do Presidente e restantes membros da Mesa da Sessão Distrital do Programa Parlamento dos Jovens – Círculo de Beja. A referida sessão contou com a participação da nossa candidata, a aluna Laura Raposo Pires, e foi organizada em três momentos. Um primeiro momento para apresentação dos candidatos, resposta a questões relacionadas com o Regimento, em particular, as relativas às funções do Presidente da Mesa e, leitura de um excerto pré selecionado com o tema alusivo à edição deste ano, para aferição das competências de leitura do candidato. No segundo momento, os candidatos tiveram a oportunidade de colocar questões uns aos outros e foram convidados a pronunciar-se sobre a sua candidatura e as motivações para desempenho do cargo.

No último momento da sessão foi realizada a votação para eleger os três elementos que compõem a Mesa da Sessão Distrital: Presidente, Vice-presidente e Secretário. Apesar da excelente participação da nossa candidata, não conseguimos obter o número de votos necessários à sua eleição.

Fica a experiência para uma nova edição e a vontade de dar continuidade à participação no Programa Parlamento dos Jovens, agora integrando a equipa de três deputados que representarão a nossa escola na Sessão Distrital, do próximo dia 14 de março.

Continuamos a representar a nosso Agrupamento nesta espetacular experiência de participação cívica democrática.


 

 
Orçamento Participativo das Escolas 21-22

Apresenta a Tua Proposta!

Consulta o separador lateral "Orçamento Participativo"

 


 

 
14ª Contratação de Técnicos AEC 21-22

 

Consulte o aviso de abertura no separador lateral "Concursos-Contratação de Escola"


 

 
European Heritage_Encontro Virtual

PROJETO ERASMUS+

"NATIONAL HERITAGE FOR OUR COMMON EUROPEAN HERITAGE"

No âmbito do projeto Erasmus+ "National Heritage for our common European Heritage" decorreu, de 8 a 10 de fevereiro, a mobilidade virtual à Eslováquia ( na impossibilidade da realização da mobilidade física, tendo em conta os constrangimentos causados pela pandemia).
Participaram nesta atividade os alunos do 8º B, Filipe Borralho, Inês Fonseca e Marta Baltazar. Foram apresentados , pelos vários parceiros, trabalhos relativos às tradições culturais relacionadas com o mês de fevereiro. Através de atividades interativas, com utilização de aplicações como genially.com, linoit.com e Kahoot.it, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as diferenças e semelhanças culturais face a outros países europeus. Também as turmas do 7º B, 8º A e 8ºB tiveram possibilidade de assistir a algumas atividades que coincidiram, nos seus horários, com a disciplina de Inglês.
Reforça-se a contribuição destes projetos para uma educação cívica e culturalmente mais abrangente.
Obrigada aos alunos pela sua participação.


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 8 de 59