Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 2021

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Assinala-se a 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Anualmente a ONU lança um tema para promover a reflexão sobre o modo como a Sociedade pode lutar pela Inclusão destas Pessoas através da remoção de barreiras físicas, tecnológicas, de comunicação, atitudinais, entre outras.
Este ano o lema é "Liderança e Participação das Pessoas com Deficiência rumo ao MUNDO Pós-COVID 19 INCLUSIVO, ACESSÍVEL E SUSTENTÁVEL".
O nosso Agrupamento de Escolas desenvolveu várias ações nas diferentes turmas sensibilizando os alunos para a importância da Inclusão da Deficiência como condição essencial para a defesa dos Direitos Humanos.
Veja aqui mais informação sobre as atividades.

 

 
Parlamento dos Jovens - Debate Escolar com Deputado João Dias

PARLAMENTO DOS JOVENS
DEBATE ESCOLAR
No âmbito da participação do nosso Agrupamento de Escolas no Programa Parlamento dos Jovens, tivemos, no dia 13 de dezembro, o privilégio de receber no auditório da Escola sede um dos deputados eleitos pelo círculo de Beja, João Dias, que veio, em conjunto com os nossos alunos, abordar o tema este ano em discussão para o Ensino Básico- “Fake News: Que Estratégias para Combater a Desinformação?”
A sessão contou com a participação dos elementos que constituem as quatro listas eleitorais e dos elementos que compõem a Comissão Eleitoral Escolar.
Ao longo da sessão, os nossos alunos puderam debater o tema em discussão e conhecer melhor o funcionamento da Assembleia da República, o papel dos deputados e importância da participação ativa na vida democrática nacional.
A sessão foi organizada cumprindo todas as normas e diretrizes emanadas pela DGS.
Veja aqui mais fotos da atividade.

 

 
Parlamento dos Jovens - Sessão Informativa "Fake News"

PARLAMENTO DOS JOVENS
SESSÃO INFORMATIVA/DEBATE
“FAKE NEWS” E COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Realizou-se no dia 10 de dezembro, no auditório da Escola sede uma sessão informativa/debate sobre o tema “Fake News” e combate à desinformação.
A atividade, realizada no âmbito da participação da escola no Programa Parlamento dos Jovens, cujo tema deste ano é “Fake News: Que Estratégias para Combater a Desinformação?” e contou com a participação dos alunos do 3ºciclo, organizada em três sessões distintas, de forma a possibilitar a disposição dos discentes em “bolhas-turma”, cumprindo as regras de prevenção e combate à pandemia COVID-19, emanadas pela DGS.
A sessão teve como orador o Técnico Superior Ricardo Cataluna, representante do Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, que promoveu a sensibilização e debate entre os alunos acerca da diversidade dos meios de comunicação e a veracidade das notícias difundidas.
Veja aqui mais fotos da atividade.


 
10ª Contratação de Técnicos AEC 21-22

Consulte o aviso de abertura e as listas de candidatos no separador lateral

"Concursos - Contratação de Escola".


 

 

 
Encontro Virtual, Erasmus+ "Cultural Heritage"

 

ERASMUS+ “ NATIONAL HERITAGE FOR OUR COMMON EUROPEAN HERITAGE”

Realizou-se nos dias 23,24 e 25 de novembro o encontro virtual no âmbito do projeto Erasmus+ “ National Heritage for our Common European Heritage”, na impossibilidade da mobilidade à Grécia, Ilha de Lesbos, devido à situação pandémica. O encontro abordou temas tais como: Inclusão social, Tradições de Novembro e Empregos (extintos, em vias de extinção e para o futuro). No encontro participaram 3 alunos do 9º A do nosso agrupamento, nomeadamente Ivo Conchinha, Lara Moreira e Leonor Goes. No 1º dia fizemos uma apresentação da temática Inclusão Social, para a qual convidamos a jovem Sofia Costa (que tem Síndrome de Down) , em atividade laboral no nosso Agrupamento e que, prontamente, se disponibilizou a colaborar. Agradecemos a colaboração da Sofia e da mãe. A Sofia teve a oportunidade de participar no encontro, ter contacto com os parceiros do projeto e até os saudou em Língua Inglesa. No 2º dia fizemos a apresentação das tradições de novembro, onde incluímos a tradição do S. Martinho, sem esquecer o nosso “Vinho de Talha”. Demos ênfase à importância desta tradição, e todo o trabalho de preservação, divulgação e projeção para o futuro, que tem sido levado a cabo por entidades públicas e privadas do nosso concelho, incluindo a candidatura a Património Imaterial da Humanidade. No 3º dia pudemos ver as semelhanças e diferenças existentes nos países parceiros (Polónia, Finlândia, Eslováquia e Grécia) no que respeita aos empregos(passado, presente e futuro). Os alunos tiveram oportunidade de utilizar diferentes ferramentas tecnológicas para partilha e interação, nomeadamente: Plataforma Meet, Padlets, Mentimeter, Kahoot e Lino. Certamente que estas experiências serão uma mais valia no percurso académico dos nossos jovens. A Escola, cumpre assim, um dos seus objetivos: Potenciar uma consciência de cidadania europeia. A coordenadora do projeto, Prof. Luisa Covas

 
9ª Contratação de Técnicos AEC 21-22

Consulte o aviso de abertura e as listas de candidatos no separador lateral

"Concursos - Contração de Escola"


 

 
8ª Contratação de Técnicos AEC 21-22

Consulte o aviso de abertura e as listas de candidatos no separador lateral

"Concursos - Contratação de Escola"


 

 
7ª Contratação de Técnicos AEC 21-22

Consulte o aviso de abertura e as listas de candidatos no separador lateral

"Concursos - Contratação de Escola"


 

 
Contratação Escola -2º- GR100 - 21-22

 

Consulte o aviso de abertura no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"


 

 
6ª Contratação de Técnicos AEC 21-22

 

Consulte o aviso de abertura e as listas de candidatos no separador lateral

" Concursos - Contratação de Escola"


 

 

 
Reunião BE

REUNIÃO - BIBLIOTECA

 

A Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares [RBE], Dr.ª Manuela Silva, esteve num almoço de trabalho, no nosso Agrupamento a 20 de outubro, onde foi focado e analisado o trabalho desenvolvido pela nossa Biblioteca Escolar (BE) e o contributo que a parceria Biblioteca Escolar/Biblioteca Municipal tem dado no âmbito da promoção da leitura no nosso concelho. Também participaram na reunião a coordenadora interconcelhia que acompanha a nossa BE, Maria José Alves, a coordenadora da Biblioteca Municipal da Vidigueira, Paula Gonçalves e os elementos da equipa da biblioteca escolar do Agrupamento.


 

 
Academia Digital para Pais

INFORMAÇÃO PARA PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais.

O AE de Vidigueira irá participar nesta iniciativa e conta com a colaboração dos alunos para serem os formadores de pais e Encarregados de Educação.

Estejam atentos a próximas publicações com mais informações sobre o funcionamento desta atividade.

Consulte aqui o folheto de inscrição.

 


 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 6 de 56

A Nossa escola em ... Blogues

Software livre

Inquéritos

Em linha

Temos 6 visitantes em linha