Dia Autismo 2022

Assinala-se dia 2 de abril

 

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O autismo é uma perturbação complexa do desenvolvimento, que se manifesta a nível comportamental e social.

Os sinais geralmente aparecem durante a primeira infância e afetam a capacidade de uma pessoa comunicar e interagir com outras pessoas.

As crianças com autismo, geralmente têm problemas com competências sociais, emocionais e de comunicação. Podem repetir certos comportamentos e dificilmente aceitam mudanças nas suas atividades diárias.

Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro, provavelmente resultantes de fatores ambientais, biológicos e genéticos.

Existe um grande predomínio no sexo masculino, daí ser associado à cor azul.

Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta problemática, reduzindo os comportamentos mais perturbadores, oferecendo maior segurança, desenvolvendo a autonomia e os saberes.

Atualmente existem serviços e redes de suporte adequadas que permitem que as crianças com autismo possam crescer, aprender e desenvolver-se, num ambiente inclusivo e com respeito pelo seu próprio ritmo.


 
Relações Parentais

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO "RELAÇÕES PARENTAIS"

No âmbito do projeto "Plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário" , realizou-se dia 28 março no auditório do Agrupamento de Escolas da Vidigueira, uma Ação de Sensibilização " Relações Parentais ", destinados a Pais e Encarregados de Educação, dinamizada pela Assistente Social AEVID, Carla Martins.

A iniciativa teve um balanço positivo, que contou com a participação do orador convidado Dr Luís Fernandes, CAFAP de Beja, a quem deixamos o nosso agradecimento, assim como aos pais, encarregados de educação presentes.
Mais fotos da atividade aqui
.
 
KA2- European Heritage - Mobilidade em Itália

AEVID em Mobilidade Erasmus+ em San Marcello Pistoeise (Itália)

No âmbito do projeto Erasmus+ KA2 “National Heritage for our Common European Heritage” realizou-se, de 12 a 18 de março, a mobilidade a San Marcello Pistoiese, Itália.
Participaram nesta mobilidade 4 professoras e 4 alunos do 9º ano de escolaridade. Esta mobilidade vem na sequência das atividades previstas no projeto e que foram sucessivamente adiadas ou substituídas por mobilidades virtuais em determinados momentos de maior incidência da pandemia nos diversos países da Europa.
Do programa organizado pelo país hospedeiro destacaram-se atividades diversificadas, tais como: Conhecimento do sistema educativo italiano, visitas a escolas, receção pelas autoridades locais, workshops variados sobre a cultura, gastronomia, música, ambiente e tradições especialmente da região da Toscana, visitas recreativas e culturais, apresentações de temas / tradições do mês de março, dos vários países parceiros ( Portugal, Itália, Grécia, Finlândia, Polónia e Eslováquia).
Não podemos esquecer e agradecer a amabilidade, simpatia e cuidado com que as famílias italianas acolheram todos os alunos dos países parceiros, contribuindo para que os vários estudantes pudessem sentir a dinâmica das famílias italianas.
Nunca será de mais reforçar a importância que estes projetos têm na formação e crescimento individual dos nossos jovens permitindo-lhes, através do convívio, promover e desenvolver sentimentos de respeito, tolerância, compreensão, amizade e aceitação, pilares indispensáveis para uma sociedade mais justa, da qual eles serão os protagonistas no futuro.
Obrigada aos nossos alunos que foram top. Obrigada também às colegas que me acompanharam.
A coordenadora do projeto
Prof. Luisa Covas
Pode ver aqui mais fotos da atividade.
 
Versos Entrelaçados 2022

CONCURSO DE POESIA VERSOS ENTRELAÇADOS

Decorreu no dia 21 de março, no Centro Multifacetado de Vidigueira, a entrega de prémios aos participantes no Concurso de Poesia "Versos Entrelaçados". Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade, além de promover a poesia e valorizar esta expressão literária, a Câmara Municipal de Vidigueira, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira e a Escola Profissional Fialho de Almeida organizaram a 7ª edição do Concurso de Poesia – Versos Entrelaçados, que decorreu entre 7 de fevereiro e 4 de março de 2022.

Veja mais fotos da atividade aqui. Veja aqui as ilustrações e os poemas vencedores.


 


 

 
Corta Mato Distrital 2022

FASE DISTRITAL DO CORTA-MATO ESCOLAR

Realizou-se no dia 21 de março a Fase Distrital do Corta-mato Escolar, em Beja.
O Agrupamento de Escolas da Vidigueira esteve representado pelos alunos nos escalões de Iniciados e Juvenis Femininos e Masculinos. Agradecemos a participação dos alunos, que se manifestaram felizes pela sua participação e pelo convívio proporcionado, e que, apesar de várias baixas devido a Covid-19 e das condições meteorológicas adversas, juntou um bom grupo de atletas.
Agradecemos à Câmara Municipal da Vidigueira a cedência do transporte para esta actividade e damos os Parabéns a todos os participantes do Corta-mato Escolar 2022, assim como aos organizadores.
Veja aqui o vídeo da atividade.
 
CE - Prémio 21/22

 

CLUBE EUROPEU PREMIADO

O Clube Europeu "United Colors of Europe" foi premiado no âmbito do Concurso da Rede Nacional de Clubes Europeus sob o tema dos "Oceanos".

Consulte aqui a lista de escolas premiadas.


 

 
Erasmus+ KA1 - Curso Estruturado em Praga

AEVID participa em Curso estruturado “Innovative Teaching Approaches" em Praga

 

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA1 “Ajudar é… incluir, partilhar e mudar” 3 docentes do AEVID realizaram formação, de 14 a 18 de março, em Praga.

A realização do curso estruturado “Innovative Teaching Approaches", dinamizado pela entidade ITC (International Training Center), permitiu explorar e aprofundar conhecimentos em diferentes metodologias (21st Century Skills; Critical and creative thinking; Inquiry Based Learning, Task Based Learning; Gamifying the classroom; Blended Learning - Flipped Classroom; Metacognition; Formative assessment; Peer Education; …).

A presença no curso de docentes de mais 6 nacionalidades (Bélgica, Espanha, Croácia, Dinamarca, Polónia e Roménia) incentivou o debate e a partilha sobre os diferentes sistemas educativos e organização escolar e, também, fomentou redes de contacto para projetos futuros.

A realização do curso na capital da República Checa possibilitou a visita in loco de diferentes locais, permitindo assim conhecer melhor a cultura, língua, geografia, gastronomia, economia, rede de transportes e história desta cidade/país reforçando a importância e compreensão do lema da União Europeia “Unida na Diversidade”.

Mais informações no site do projeto em  https://bit.ly/3NeE1lJ


 

 
Dia do Pi 21/22

COMEMORAÇÃO DIA DO PI


Nos dias 14 e 15 de março, em comemoração dia do Pi, dia Internacional de matemática, foram ao nosso agrupamento dois consultores pedagógicos da "Raiz Editora". Estes dinamizaram as Olimpíadas de Matemática nas turmas de 2.º e 3.º ciclo, à excepção do 9.º ano.

A iniciativa foi bem recebida pelos alunos que demonstraram entusiasmo e interesse tendo sido muito participativos.

O dia do Pi é comemorado anualmente no dia 14 de março. A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3,14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589...).
 
Ação de Sensibilização - Relações Parentais

 


 

 
Juntos.com premiado

Projeto “Juntos.com” premiado

O nosso Agrupamento recebeu, no dia 10 de março, um prémio da Rede de Bibliotecas Escolares e da Fundação Altice pelo projeto “Juntos.com”.

Neste evento, a sub-diretora do Agrupamento e a professora bibliotecária fizeram uma apresentação, onde passaram em revista os cinco anos do projeto.
 
Sessão Distrital - Parlamento dos Jovens 21/22
SESSÃO DISTRITAL - PARLAMENTO DOS JOVENS

Decorreu no dia 14 de março, na Escola Secundária D. Manuel I, a tão aguardada sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Círculo de Beja. O nosso Agrupamento de Escolas fez-se representar pelas deputadas eleitas Laura Pires, Laura Roberto e Letícia Fernandes que provaram estar à altura do desafio, defendendo com espírito de missão as propostas levadas a discussão.
Os trabalhos decorreram ao longo de todo o dia, entre propostas, questões, debates e votações, envolvidos num espírito saudável de disputa democrática dos temas/medidas em debate.
Ao final da tarde, as nossas alunas, foram premiadas pelo excelente trabalho desenvolvido, conseguindo incluir no Projeto de Recomendação do Círculo de Beja uma das medidas levadas pelo nosso Agrupamento de Escolas “Criar um Selo de Veracidade para sinalizar os sites/meios de comunicação isentos de fake news”. Conseguimos ainda eleger, como tema a propor para a edição do próximo ano o tema “Racismo: Combater o preconceito e promover a igualdade”, por nós levado como proposta nesta sessão.
Fica a excelente experiência e uma participação muito meritória dos nossos alunos.
Um especial agradecimento à Autarquia pela cedência de transporte.
Mais fotos em https://bit.ly/3iAwoYW


 
Eleição da Mesa para a Sessão Distrital| Círculo de Beja

 

ELEIÇÃO DA MESA DA SESSÃO DISTRITAL | CÍRCULO DE BEJA

Realizou-se a 2 março, via plataforma Teams, a Sessão para Eleição do Presidente e restantes membros da Mesa da Sessão Distrital do Programa Parlamento dos Jovens – Círculo de Beja. A referida sessão contou com a participação da nossa candidata, a aluna Laura Raposo Pires, e foi organizada em três momentos. Um primeiro momento para apresentação dos candidatos, resposta a questões relacionadas com o Regimento, em particular, as relativas às funções do Presidente da Mesa e, leitura de um excerto pré selecionado com o tema alusivo à edição deste ano, para aferição das competências de leitura do candidato. No segundo momento, os candidatos tiveram a oportunidade de colocar questões uns aos outros e foram convidados a pronunciar-se sobre a sua candidatura e as motivações para desempenho do cargo.

No último momento da sessão foi realizada a votação para eleger os três elementos que compõem a Mesa da Sessão Distrital: Presidente, Vice-presidente e Secretário. Apesar da excelente participação da nossa candidata, não conseguimos obter o número de votos necessários à sua eleição.

Fica a experiência para uma nova edição e a vontade de dar continuidade à participação no Programa Parlamento dos Jovens, agora integrando a equipa de três deputados que representarão a nossa escola na Sessão Distrital, do próximo dia 14 de março.

Continuamos a representar a nosso Agrupamento nesta espetacular experiência de participação cívica democrática.


 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 4 de 56

A Nossa escola em ... Blogues

Software livre

Inquéritos

Em linha

Temos 6 visitantes em linha