Visita à ES Antero de Quental

 

VISITA À ES ANTERO DE QUENTAL
No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 “INOVAÇÃO, MUDANÇA E BEM-ESTAR - Digihappiness” um grupo de docentes do AE de Vidigueira visitou, no dia 24 novembro 2023, a Escola Secundária Antero de Quental em Ponta Delgada (Açores), no Palácio do Barão da Fonte Bela (edifício do Séc. XIX).
A possibilidade de poder conhecer esta escola e os seus projetos in loco foi extremamente positiva, muito gratificante e enriquecedora. Entender outras formas de organização escolar, num universo de cerca de 1300 alunos, onde são dinamizados projetos e atividades que fomentam a literacia digital e o bem-estar na Escola, tais como o “Clube de Robótica”, “Erasmus+”, “eTwinning”, “Clube Europeu”, “Crochet sem Género”, “Plano Nacional das Artes” e “Comissão de Festas” entre outros, foram uma grande mais valia.
Agradecemos a colaboração da Autarquia pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.
Obrigado ES Antero de Quental pela simpatia, acolhimento e partilha.
Mais informações no site do projeto.
 
Curso Estruturado - Reykiavik - Islândia, Outubro 2023

 

CURSO ESTRUTURADO - REYKIAVIK - ISLÂNDIA

No âmbito do projecto Erasmus+ KA1 “Digihappiness”, a Diretora e a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Vidigueira participaram, a convite da STPM, no Curso Estruturado “Well-being and stress management”.
O curso , que decorreu entre os dias 8 e 13 de Outubro, em Reikyavik, na Islândia, incidiu sobre a temática referida, tendo sido feita uma sensibilização para a importância do mindfulness na gestão e no tratamento dos fatores de stress e na prevenção do burnout.
Foram exploradas formas criativas de introdução do mindfulness em contexto de sala de aula, promovendo atividades práticas que reforçam um ambiente de aprendizagem calmo e concentrado, de apoio ao bem-estar emocional dos alunos, e potenciador da melhoria das relações interpessoais entre os diferentes agentes educativos.
Esta mobilidade permitiu às docentes o contacto com escolas e com colegas de várias nacionalidades, o que facilitou a troca de experiências entre diferentes instituições e reforçou a importância da diversidade educativa, cultural e linguística da Comunidade Europeia.
Mais informações no site do projeto.

 
Dia Nacinoal das Acessibilidades, 2023

DIA NACIONAL DAS ACESSIBILIDADES

 

Hoje, 20 de outubro, assinala-se o Dia Nacional das Acessibilidades.

Este Dia foi aprovado pela Assembleia da República, na sequência da Petição Pública criada pela Associação Salvador, em dezembro de 2020.

“Acreditamos que a mudança começa dentro de cada um de nós e por isso, a Associação Salvador desafia que todos sejamos um agente de mudança. A promoção de uma sociedade mais Inclusiva, deverá ser uma missão de todos, para todos. Queremos que Portugal seja um país sem barreiras para que, num futuro próximo, se celebre este dia como um dia de liberdade para todos e não apenas para alguns”. (Salvador Mendes de Almeida)


 
Erasmus+ KA1 - Job Shadowing em Zagreb, setembro 2023

JOB SHADOWING EM ZAGREB - CROÁCIA

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1, “INOVAÇÃO, MUDANÇA E BEM-ESTAR - Digihappiness decorreu entre os dias 25 e 30 de setembro, o programa de formação na modalidade de Job Shadowing, para quatro docentes do nosso Agrupamento, em Zagreb, na Croácia, na escolaOsnovna škola Kajzerica.

O programa permitiu ao grupo de docentes o contacto com outros colegas de nacionalidade Croata, conhecer diferentes metodologias educativas em contexto de sala de aula, e simultaneamente, vivenciar a organização escolar e administrativa, quer da escola visitada, quer do sistema educativo Croata. O grupo constatou que estar na escola também pode ser sinónimo de descontração e alegria “As crianças na nossa escola estão felizes, vêm para a escola e estão bem e isso para nós é muito bom - palavras da Diretora”. O tempo livre foi aproveitado para explorar a cidade e as suas principais atrações históricas/turísticas e degustar a gastronomia tradicional. Foi, sem dúvida, uma experiência extremamente enriquecedora, permitindo alargar horizontes e que possa trazer contributos positivos e aplicáveis ao nosso Agrupamento.

Um agradecimento ao Município de Vidigueira pela  colaboração ao facultar materiais típicos do nosso concelho que permitiu fazer a divulgação do nosso património cultural e gastronómico junto dos colegas croatas.

Fica ainda um agradecimento especial a toda a equipa docente, não docente e alunos da Escola Croata, em especial  à Diretora Majda Tometić e à Coordenadora Erasmus+ Tea Mađor-Božinović, por terem acolhido a equipa portuguesa, na sua escola/aulas de forma tão amigável e profissional.

Mais informações no site do projeto.


 

 
Contratação de Escola - GR330 -2º - 2023-2024

Consulte o aviso de abertura no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola".


 

 
Contratação Técnico Especializado - TIL - 2023-2024

Consulte o aviso de abertura, a lista de candidatos (geral, admitidos e excluídos) e convocatória de entrevista no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola".


 

 
Contratação de Escola - GR910 - 2º - 2023-2024

Consulte o aviso de abertura no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"


 

 
Contratação de Escola - GR330 -2023-2024

Consulte o aviso de abertura no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"


 
Receção aos alunos 23-24

 


 

 
Abertura Ano Letivo 23-24 - Reuniões com EE

ABERTURA DO ANO LETIVO 2023/2024
REUNIÕES COM ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
14 SETEMBRO 2023
Consulte a informação específica ➡https://bit.ly/3Z6RAKp
 
Contratação de Escola - GR100 -2023-2024

Consulte o aviso de abertura e a lista geral de candidatos no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola".


 

 
Contratação de Escola - GR910 -2023-2024

Consulte o aviso de abertura e a lista geral de candidatos no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola".


 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 59