Páscoa 2025


 

 
Matrículas 2025/2026

MATRÍCULAS 2025/2026

 

A partir de 22 de abril o Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/) estará disponível para que Encarregados de Educação e Serviços Escolares registem pedidos de matricula para o ano letivo 2025/2026.
Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola decorrem de acordo com o seguinte calendário:

 

 

Deve usar o Portal das Matrículas para:

 

- Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1.º ano;

- Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;

- Renovar matrícula, na transição para o Pré-escolar, 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º anos, apenas se pretender:

- A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
- A alteração de encarregado de educação;
- A mudança de curso ou de percurso formativo;
- A escolha de disciplinas.

Renovações de matrícula automática

Nos casos de transição no Pré-escolar, transição para o 2º, 3º, 4º, 6º, 8º e 9º anos, ou retenção em qualquer ano de escolaridade, em que não se verificam nenhuma das 4 situações descritas anteriormente a renovação da matrícula realiza-se de forma automática, sem necessidade de apresentação de qualquer pedido à Escola ou no Portal das Matrículas.

O processo de renovação é assegurado pelos estabelecimentos de educação e de ensino, não excluindo a obrigação dos encarregados de educação de manterem os seus dados pessoais atualizados junto do estabelecimento de educação ou de ensino.

 

SUGESTÃO IMPORTANTE:

Apelamos, em prol da simplificação administrativa e processual, que os Encarregados de Educação efetuem os próprios pedidos de matrícula e/ou renovação de matrícula online. Desta forma, os serviços escolares ficarão, sempre, com os dados devidamente atualizados e validados.

Os Encarregados de Educação que não possuam meios informáticos e/ou não consigam autonomamente preencher e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula online, poderão recorrer ao atendimento presencial nos serviços administrativos da escola sede de agrupamento, de 2ª a 6ª feira, no período das 9h30 às 12h30 e das 14h às 16h30.

Consulte informações de matrícula/renovação de matrícula e documentos necessários no separador lateral desta página em “MATRÍCULAS”.


 
Curso Estruturado "STEM and STEAM" em Praga, julho 2023

CURSO ESTRUTURADO "STEM & STEAM" EM PRAGA

Decorreu entre os dias 31 de março e 4 de abril, o programa de formação na modalidade de Curso de Formação intitulado “STEM & STEAM”, no âmbito do projeto de Acreditação Erasmus+ KA1 para duas docentes do nosso Agrupamento, no International Training Center, em Praga, na Chéquia.

Este programa de formação permitiu às docentes imergirem no universo integrado de STEM/STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por meio de uma proposta inovadora que visou renovar as metodologias de ensino. Para tal, nesta formação foram lecionados os módulos: 21st Century Skillset: Fusing Creativity and Innovation; The STEAM Approach: Arts as the Catalyst; Tech Meets Design: Integrating Technology; Interdisciplinary Innovations: Beyond Traditional Boundaries; Applied STEM/STEAM: Real-world Labs; Holistic Classroom: Blended Projects and Innovative Concepts; Digital Expressions: Integrating Digital Creative Tools; Nature's Canvas: Outdoor Explorations; Narrative Robotics: Storytelling with Ozobots; The Symphony of Engineering: Where Mechanics Meet Aesthetics; Collaborative Design: Crafting Interdisciplinary Lessons.

Esta formação ofereceu atividades práticas que estimularam a criatividade e o pensamento crítico, promovendo uma aprendizagem mais significativa, e culminou com a aquisição de diversas capacidades nas áreas referidas.

Além disso, o programa proporcionou o contacto com colegas de diversos países: Alemanha, Islândia, Lituânia, Países Baixos, Bulgária e Roménia, com realidades educativas diferentes, mas com desafios semelhantes aos vividos no sistema educativo português. Foram dias de grande partilha, reflexão e aprendizagem, que tornaram a experiência bastante enriquecedora.

Mais informações no site do projeto.


 
Relatório de Avaliação Externa 24/25


Na sequência da intervenção efetuada pela IGEC ao AE de Vidigueira, no mês de outubro e novembro de 2024, no âmbito da Atividade “AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS - TERCEIRO CICLO - ANO LETIVO DE 2024/2025 " publica-se o relatório final homologado.


 
JOB SHADOWING EM TRONDHEIM - NORUEGA, Março 2025

JOB SHADOWING EM TRONDHEIM - NORUEGA

No âmbito do projeto de Acreditação Erasmus+ KA1, decorreu entre os dias 17 e 20 de março, o programa de formação na modalidade de Job Shadowing, para três docentes e um técnico especializado do nosso Agrupamento, em Trondheim, na Noruega, na escola “Buvik”.
O programa permitiu ao grupo o contacto com outros colegas, conhecer diferentes metodologias educativas e, simultaneamente, vivenciar a organização escolar e administrativa, quer da escola visitada, quer do sistema educativo Noruguês. Foram dias de grande partilha e reflexão sobre organização das aulas e do trabalho direto e indireto com os alunos, de quais as estratégias de prevenção e atuação mais adequadas perante situações mais desafiantes, sejam estas a nível essencialmente pedagógico mas também comportamental. Foi importante sentir que os desafios com que nos deparamos no nosso quotidiano, enquanto professores e técnicos, são muito semelhantes, reforçando a ideia de que muito daquilo que fazemos em termos de práticas pedagógicas são partilhadas pelos colegas noruegueses. Assistimos a uma reunião de docentes de 7º ano na Escola Secundária de Borsa, onde verificámos que as suas preocupações em relação à leitura estavam a merecer um olhar mais cuidado por parte do grupo de docentes, procurando delinear estratégias de atuação para melhorar o desempenho dos alunos.
Tivemos ainda a oportunidade de conhecer uma escola mais pequena, em Viggja, cuja organização e dinâmica era bastante parecida com a nossa realidade, infelizmente, como acontece em muitas situações em Portugal, no próximo ano letivo irá encerrar e os alunos irão transitar para uma escola maior.
Um agradecimento ao Município de Vidigueira pela colaboração ao facultar materiais típicos do nosso concelho que permitiu fazer a divulgação do nosso património cultural e gastronómico junto dos colegas noruegueses.
Fica ainda um agradecimento especial a toda a equipa docente, não docente e alunos das Escolas Norueguesas, em especial ao Diretor da “Buvik Skole” e Coordenador Erasmus+ do Município de Skaun, Hans Levik, por terem acolhido a equipa portuguesa, na sua escola/aulas/atividades de forma tão amigável e profissional.
Mais informações no site do projeto.


 


 
Programa Pessoas 2030_DGEsTE

 

CANDIDATURA EM PARCERIA ENTRE A DGEsTE E AS ESCOLAS AO PESSOAS 2030

No seguimento da Candidatura da DGEstE ao Programa Pessoas 2030, na qualidade de entidade coordenadora e em que os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas (EA/) acederam na qualidade de parceiras, candidatou-se o AE de Vidigueira a financiamento no âmbito do Domínio 1 - Leitura e escrita, Ação 1.2 Ler - conhecer, aprender e ensinar, do Plano de recuperação de aprendizagens previsto na RCM n.º 80-B/2023 de 16 de julho, prorrogada pela RCM nº 140/2024, de 18 de outubro de 2024.
Divulga-se o apoio financeiro da União Europeia a esta candidatura conjunta através da Ficha de Operação, incluindo os seus objetivos e resultados (no respeitante pelas alínea a) do nº 1 do artigo 50º do Regulamento (UE) 2021/1060 e alínea a) do nº 2 do artigo 15º do Decreto-lei 20-A/2023).
 
Programa Pessoas 2030
CANDIDATURA INDIVIDUAL DA DGESTE AO PROGRAMA PESSOAS 2030
No âmbito de Candidatura Individual da DGEstE ao Programa Pessoas 2030, beneficia o AE de Vidigueira da intervenção de recursos humanos afetos às ações Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) e Inclusão mais apoiada (EMAEI) previstas no Domínio 6, Inclusão e bem-estar, do Plano de recuperação de aprendizagens previsto na RCM n.º 80-B/2023 de 16 de julho, prorrogada pela RCM nº 140/2024, de 18 de outubro de 2024.
Afetos a estas ações encontram-se 1 assistente social e 1 técnica de Informática (PDPSC) e 2 docentes (EMAEI).
Divulga-se o apoio financeiro da União Europeia a esta candidatura através da Ficha de Operação incluindo os seus objetivos e resultados (no respeitante pelas alínea a) do nº 1 do artigo 50º do Regulamento (UE) 2021/1060 e alínea a) do nº 2 do artigo 15º do Decreto-lei 20-A/2023).
 
INTERCÂMBIO ERASMUS+ - Fevereiro 2025
INTERCÂMBIO ERASMUS+
Pode ser uma imagem de 10 pessoas, Sacsayhuaman e a Arthur's Seat
No âmbito de Acreditação Erasmus+, o AEVID, promoveu, entre os dias 10 e 14 fevereiro, um intercâmbio de alunos e docentes portugueses e croatas, numa mobilidade centrada no tema “Tecnologia e Cidadania”.
Os alunos, da Escola “Osnovna škola Kajzerica” em Zagreb, em conjunto com os seus pares portugueses, participaram em diferentes atividades escolares (artes, desporto, tecnológicas/digitais, debate, …) que lhes permitiram refletir e debater sobre a temática. Para além destas, como forma de partilha da nossa riqueza cultural e patrimonial, o programa elaborado pela nossa escola contemplou também atividades diversificadas que incluíram:
-Visitas culturais (Lisboa, Évora e Monsaraz);
- Visita à Fundação Eugénio de Almeida e à Universidade de Évora;
- Conhecimento do sistema educativo português, com visita guiada à escola e participação/assistência em aulas de diferentes áreas curriculares;
- Receção na Câmara Municipal, visita ao Museu Municipal, ao Centro de Património e Turismo e ao Centro Interpretativo do Vinho de Talha;
- Visita à Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito;
- Workshop de barro;
Ao longo da semana foi possível observar o crescente envolvimento dos alunos nas atividades de trabalho cooperativo e na troca de experiências e vivências, numa partilha cultural que se revelou excelente, não só para alunos e docentes, mas também para as famílias, que acolheram os jovens de forma muito calorosa.
A semana terminou com a realização de uma noite intercultural, promovendo o contacto e a partilha entre os alunos, docentes e não docentes e as famílias, num ambiente de celebração e alegria.
Esta foi apenas a primeira etapa desta caminhada, que terá continuidade através do projeto eTwinning “New Technologies, New Citizens”, o qual permitirá aos alunos continuar a trabalhar, de forma colaborativa, sobre uma temática tão atual e pertinente. Em maio do presente ano, dez alunos do nosso agrupamento terão a oportunidade de continuar a partilhar aprendizagem e conhecimento, numa nova mobilidade, desta vez na cidade de Zagreb.
Agradecemos a todas as entidades e elementos que, direta ou indiretamente, colaboraram connosco e, em especial às famílias hospedeiras, para as quais, acreditamos tenha sido uma experiência muito gratificante.
Veja as fotos do encontro no site do projeto.
 
Curso Estruturado GBL

Curso Estruturado - " Game-Based Learning and Gamification " em Praga
No âmbito do projeto Erasmus+ decorreu entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o Curso Estruturado - “Game-Based Learning and Gamification”, em Praga, na Chéquia. Participaram dois docentes do nosso Agrupamento.
Durante este curso foram utilizadas diversas ferramentas focadas na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Jogos. Experimentámos diversos métodos de Blended-Learning (Ensino Híbrido) e Inquiry-Based Learning (Aprendizagem Baseada na Investigação).
Refletiu-se sobre o uso da IA (inteligência artificial) na preparação de recursos e planificação de aulas, utilizando criadores de apresentações, aplicações de criação de vídeos, livros digitais, questionários e designs 3D.
Esta experiência permitiu ao grupo de docentes o contacto com colegas de outras nacionalidades nomeadamente França, Polónia, Letónia, Hungria e Chipre, situação que permitiu reforçar a importância da diversidade cultural e linguística da Comunidade-Europeia e a troca de experiências de ensino nos diferentes países. Alocado ao programa teórico realizou-se uma visita guiada, o que permitiu conhecer melhor a história e cultura da cidade e do País. O tempo livre foi aproveitado para explorar a cidade e as suas principais atrações turísticas e degustar a gastronomia tradicional.
Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora que contribuiu para o reforço de conhecimentos e metodologias que visam a melhoria das práticas docentes.
Mais informações na página do projeto - aqui.

 

 
Versos Entrelaçados 24/25

 

Concurso de poesia “Versos Entrelaçados”


Está a decorrer, entre os dias 4 de fevereiro e 7 de março, mais uma edição do concurso de poesia “Versos Entrelaçados”.
Os trabalhos realizados pelos alunos do no nosso Agrupamento deverão ser entregues na Biblioteca Escolar.
A entrega dos prémios decorrerá no dia 21 de março, durante o evento “Chá Poético”
Esta atividade é organizada e patrocinada pelo Agrupamento de Escolas de Vidigueira, Câmara Municipal de Vidigueira e Escola Profissional Fialho de Almeida.
Mais informações sobre o concurso, aqui.

 


 

 
Contratação de Escola - 4GR110 - 2024-2025

Consulte o aviso de abertura e a lista geral de candidatos no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola


 

 
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Anualmente, no dia 3 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Pretende-se a consciencialização de todos sobre as barreiras e dificuldades que essas pessoas enfrentam no seu dia-a-dia, nos mais variados contextos de vida

O tema oficial para 2024 é “Ampliar a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável” que reflete o atual contexto político internacional, em particular o Pacto para o Futuro e a próxima Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social de 2025, procurando dar centralidade ao papel da liderança das pessoas com deficiência, e a todos os esforços - do global ao local.

Significa o reconhecimento do papel da liderança das pessoas com deficiência na criação de um mundo mais inclusivo.

É na Escola que este caminho se inicia: com o respeito pela diferença e pelas capacidades e vulnerabilidades de cada um.

Acreditamos que é possível a construção de um futuro mais inclusivo cabendo a cada um fazer a sua parte.

Veja aqui o vídeo.


 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 62