OPE 2023-2024

 

Está aí o Orçamento Participativo das Escolas

Consulta o separador lateral para saberes mais sobre o OPE

 

 


 

 
Seminário de Disseminação Erasmus+ KA1 "Digihappiness"

SESSÃO DE DISSEMINAÇÃO ERASMUS+ KA1 "DIGIHAPPINESS"
Realizou-se, no dia 21 fevereiro 2024, a Sessão de Disseminação do projeto Erasmus+ KA1 "Digihappiness – Inovação, Mudança e Bem-Estar”. Esta sessão, que teve como principal objetivo disseminar o trabalho desenvolvido, os impactos e as mais valias do projeto, contou com a presença de docentes e técnicos do AE de Vidigueira e também de outros Agrupamentos e do CFAE Margens do Guadiana.
A todos o nosso obrigado.
Mais informações na página do projeto em https://sites.google.com/aevid.pt/aevid-ka1-digihappiness/
Podem consultar a apresentação em https://bit.ly/48yXYxi e


 
Contratação de Escola - 4GR910 - 2023-2024

Consulte o aviso de abertura e alista de candidatos no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"


 

 
Curso Estruturado - Coding and Robotics made easy

Curso Estruturado "Coding and Robotics Made Easy"

No âmbito do projecto Erasmus+ KA1 “Digihappiness”, 3 docentes e 1 técnica especializada do Agrupamento participaram no Curso Estruturado "Coding and Robotics Made Easy",  de 15 a 20 de janeiro 2024 em Dublin (Irlanda).

O curso permitiu obter conhecimentos fundamentais e desenvolver competências na área da Programação e Robótica e da Inteligência Artificial, bem como permitiu aprender ferramentas para utilizar em sala de aula/projetos de uma forma estimulante, divertida e interessante.

Esta mobilidade permitiu ainda aos docentes/técnica o contacto com escolas e com colegas de várias nacionalidades a frequentar o mesmo e outros cursos na mesma instituição. A realização de atividades culturais comuns a todos os participantes (“Fary Food”, “Irish Dancing”, “Tours/Guided Visits”) facilitou a troca de experiências entre diferentes instituições e reforçou a importância da diversidade educativa, cultural e linguística da Comunidade Europeia, bem como permitiu aumentar a rede de contatos para futuros projetos de parcerias.

Mais informações na página do projeto - aqui.


 
Contratação de Escola - GR200 - 2023-2024

Consulte o aviso de abertura e a lista final de candidatos no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"


 

 
Contratação de Escola - 3GR910 - 2023-2024

Consulte o aviso de abertura e a lista final de candidatos no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"


 

 
Contratação de Escola - GR500 - 2023-2024

Consulte o aviso de abertura e a lista final de candidatos no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola".


 

 
Boas Festas 2023


 

 
Formação Interna Desafios da Escola Inclusiva – “O papel dos Assistentes Operacionais”

Formação Interna
Desafios da Escola Inclusiva – “O papel dos Assistentes Operacionais”

É reconhecido a importância da Formação como um dos principais fatores para o desenvolvimento profissional permitindo que os trabalhadores adquiram e aperfeiçoem as suas competências contribuindo para o melhor desempenho da sua função.
No âmbito do Plano de Formação 23-24, no passado dia 19 decorreu uma sessão de informação/sensibilização aos Assistentes Operacionais do nosso Agrupamento de Escolas organizado pelo SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) e EMAEI ( Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva).
Pretendeu-se uma sessão descontraída, de reflexão sobre a prática e centrada na evolução do conceito / funções do atual Assistente Operacional, de acordo com os normativos legais.
Pensamentos e atitudes positivas deverão ser a nossa máxima para enfrentar os desafios inerentes aos obstáculos do dia-a-dia.
 
Visita ao Parlamento Europeu em Bruxelas

 

VISITA AO PARLAMENTO EUROPEU EM BRUXELAS

Entre os dias 4 e 6 de Dezembro, um grupo de alunos das turmas de 9º ano do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e três docentes, visitaram o Parlamento Europeu em Bruxelas a convite da Eurodeputada Marisa Matias. Trata-se de uma actividade incluída na disciplina de História através da qual se pretende despertar e consolidar o interesse por uma cidadania ativa e participativa. Do programa institucional destaca-se visita ao hemiciclo do Parlamento, à casa da História da Europa e encontro/debate com a Eurodeputada.
Na altura foram visitados os locais mais emblemáticos da cidade, cita-se a título de exemplo, Grand Place, Manneken Pis, Mont des Arts, Carrilon du Mont des Arts, Palais Royal, La Bourse e Galeries Royales Saint Hubert.
Como forma de dar o conhecer o concelho da Vidigueira, foi entregue à eurodeputada Marisa Matias o livro “Foral da Vidigueira” e uma serigrafia de Manuel Carvalho, gentileza do Município de Vidigueira que também assegurou o transporte para o aeroporto de Lisboa.
 
Visita à ES Antero de Quental

 

VISITA À ES ANTERO DE QUENTAL
No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 “INOVAÇÃO, MUDANÇA E BEM-ESTAR - Digihappiness” um grupo de docentes do AE de Vidigueira visitou, no dia 24 novembro 2023, a Escola Secundária Antero de Quental em Ponta Delgada (Açores), no Palácio do Barão da Fonte Bela (edifício do Séc. XIX).
A possibilidade de poder conhecer esta escola e os seus projetos in loco foi extremamente positiva, muito gratificante e enriquecedora. Entender outras formas de organização escolar, num universo de cerca de 1300 alunos, onde são dinamizados projetos e atividades que fomentam a literacia digital e o bem-estar na Escola, tais como o “Clube de Robótica”, “Erasmus+”, “eTwinning”, “Clube Europeu”, “Crochet sem Género”, “Plano Nacional das Artes” e “Comissão de Festas” entre outros, foram uma grande mais valia.
Agradecemos a colaboração da Autarquia pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.
Obrigado ES Antero de Quental pela simpatia, acolhimento e partilha.
Mais informações no site do projeto.
 
Curso Estruturado - Reykiavik - Islândia, Outubro 2023

 

CURSO ESTRUTURADO - REYKIAVIK - ISLÂNDIA

No âmbito do projecto Erasmus+ KA1 “Digihappiness”, a Diretora e a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Vidigueira participaram, a convite da STPM, no Curso Estruturado “Well-being and stress management”.
O curso , que decorreu entre os dias 8 e 13 de Outubro, em Reikyavik, na Islândia, incidiu sobre a temática referida, tendo sido feita uma sensibilização para a importância do mindfulness na gestão e no tratamento dos fatores de stress e na prevenção do burnout.
Foram exploradas formas criativas de introdução do mindfulness em contexto de sala de aula, promovendo atividades práticas que reforçam um ambiente de aprendizagem calmo e concentrado, de apoio ao bem-estar emocional dos alunos, e potenciador da melhoria das relações interpessoais entre os diferentes agentes educativos.
Esta mobilidade permitiu às docentes o contacto com escolas e com colegas de várias nacionalidades, o que facilitou a troca de experiências entre diferentes instituições e reforçou a importância da diversidade educativa, cultural e linguística da Comunidade Europeia.
Mais informações no site do projeto.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 59