Manuais Escolares 2025-2026 |
Informação aos Encarregados de Educação
Manuais escolares
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Curso estruturado “From Global Priorities to School Projects: Focus on Sustainability and Citizenship Education”, Madrid, Maio 2025 |

Curso estruturado “From Global Priorities to School Projects: Focus on Sustainability and Citizenship Education” - Madrid
No âmbito do projeto de Acreditação Erasmus+ KA1, duas docentes da nossa escola – coordenadoras do Clube de Ciência Viva e do Programa Eco-Escolas – participaram, entre os dias 19 e 24 de maio, no curso estruturado “From Global Priorities to School Projects: Focus on Sustainability and Citizenship Education”, em Madrid (Espanha), realizando a mobilidade em viagens sustentáveis. Esta formação teve como objetivo capacitar os educadores para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Educação para a Cidadania Global em projetos escolares significativos, através da metodologia PBL (Project-Based Learning). A formação decorreu num ambiente internacional, contando com a participação de professores da Lituânia, Roménia, Croácia e Itália, proporcionando uma valiosa troca de experiências e práticas educativas. Esta iniciativa reforça o compromisso da escola com uma educação orientada para a sustentabilidade, a responsabilidade social e a preparação dos alunos para os desafios globais do século XXI.
Mais informações no site do projeto.
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Contratação de Escola - GR100 - 2024-2025 |

Consulte o aviso de abertura no separador lateral "Concursos - Contratação de Escola"
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Curso Estruturado "Inclusive Education" em Praga, abril 2025 |

Curso Estruturado "Inclusive Education" em Praga, abril 2025
Curso Estruturado - "Inclusive Education" em Praga
Decorreu no International Training Center, em Praga, na Chéquia, entre os dias 14 e 18 de abril, o programa de formação na modalidade de Curso Estruturado intitulado “Inclusive Education”, no âmbito do projeto de Acreditação Erasmus+ KA1, em que participaram três docentes do nosso Agrupamento.
O curso foi organizado em 10 módulos encadeados, baseando-se nas teorias mais atuais e relevantes no âmbito da Educação Inclusiva. Ao longo da formação, foram transmitidos conhecimentos e estratégias práticas para aplicação em sala de aula. Os participantes aprofundaram a compreensão relativamente às distinções entre integração e inclusão, bem como os desafios e obstáculos que podem surgir. Além disso, foram exploradas formas eficazes de lidar com conflitos no ambiente escolar, entre muitos outros temas enriquecedores.
Nesta formação foram lecionados os seguintes módulos:
Módulo 01 – Integração ou inclusão, identificação de fatores de risco e barreiras
Módulo 02 – Comunicação não violenta, gestão de conflitos, métodos de comunicação
Módulo 03 – Educação para os valores, educação moral
Módulo 04 – Avaliação e medição do desempenho dos alunos
Módulo 05 – Desenvolvimento psicossocial
Módulo 06 – Clima escolar positivo
Módulo 07 – Atividades de teatro e arte
Módulo 08 – Aprendizagem baseada em projetos e em tarefas
Módulo 09 – Atividades interdisciplinares numa sala de aula inclusiva
Módulo 10 – Adaptação do currículo numa sala de aula inclusiva
O curso proporcionou uma compreensão profunda das abordagens de inclusão, integração e ensino, avaliando os seus impactos na qualidade educativa. Promoveu a autonomia dos formandos com metodologias práticas e auto-orientadas, valorizando o saber prévio e a argumentação. Foram ainda desenvolvidas estratégias de prevenção de preconceitos, abandono escolar e comportamentos de risco.
Os formandos adquiriram também ferramentas para lidar com turmas diversas e apoiar a inclusão de minorias.
Houve partilha intercultural com profissionais de vários países, nomeadamente Grécia, Itália, Chipre, Lituânia e Letónia, fomentando redes de cooperação.
Simultaneamente, foram exploradas práticas e sistemas educativos de diferentes contextos, promovendo o respeito e a consciência intercultural.
As competências comunicativas e domínio da língua inglesa foram aperfeiçoadas, promovendo e celebrando a riqueza da diversidade linguística.
Foram dias marcados por intensas trocas de experiências, momentos de reflexão profunda e muitas aprendizagens, que contribuíram para tornar esta vivência verdadeiramente enriquecedora, numa cidade de uma beleza única e de uma riqueza cultural inigualável.
Mais informações no site do projeto.
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MATRÍCULAS 2025/2026

A partir de 22 de abril o Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/) estará disponível para que Encarregados de Educação e Serviços Escolares registem pedidos de matricula para o ano letivo 2025/2026.
Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola decorrem de acordo com o seguinte calendário:

Deve usar o Portal das Matrículas para:
- Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1.º ano;
- Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;
- Renovar matrícula, na transição para o Pré-escolar, 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º anos, apenas se pretender:
- A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino; - A alteração de encarregado de educação; - A mudança de curso ou de percurso formativo; - A escolha de disciplinas.
Renovações de matrícula automática
Nos casos de transição no Pré-escolar, transição para o 2º, 3º, 4º, 6º, 8º e 9º anos, ou retenção em qualquer ano de escolaridade, em que não se verificam nenhuma das 4 situações descritas anteriormente a renovação da matrícula realiza-se de forma automática, sem necessidade de apresentação de qualquer pedido à Escola ou no Portal das Matrículas.
O processo de renovação é assegurado pelos estabelecimentos de educação e de ensino, não excluindo a obrigação dos encarregados de educação de manterem os seus dados pessoais atualizados junto do estabelecimento de educação ou de ensino.
SUGESTÃO IMPORTANTE:
Apelamos, em prol da simplificação administrativa e processual, que os Encarregados de Educação efetuem os próprios pedidos de matrícula e/ou renovação de matrícula online. Desta forma, os serviços escolares ficarão, sempre, com os dados devidamente atualizados e validados.
Os Encarregados de Educação que não possuam meios informáticos e/ou não consigam autonomamente preencher e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula online, poderão recorrer ao atendimento presencial nos serviços administrativos da escola sede de agrupamento, de 2ª a 6ª feira, no período das 9h30 às 12h30 e das 14h às 16h30.
Consulte informações de matrícula/renovação de matrícula e documentos necessários no separador lateral desta página em “MATRÍCULAS”.
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Curso Estruturado "STEM and STEAM" em Praga, março_abril 2025 |
CURSO ESTRUTURADO "STEM & STEAM" EM PRAGA

Decorreu entre os dias 31 de março e 4 de abril, o programa de formação na modalidade de Curso de Formação intitulado “STEM & STEAM”, no âmbito do projeto de Acreditação Erasmus+ KA1 para duas docentes do nosso Agrupamento, no International Training Center, em Praga, na Chéquia.
Este programa de formação permitiu às docentes imergirem no universo integrado de STEM/STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por meio de uma proposta inovadora que visou renovar as metodologias de ensino. Para tal, nesta formação foram lecionados os módulos: 21st Century Skillset: Fusing Creativity and Innovation; The STEAM Approach: Arts as the Catalyst; Tech Meets Design: Integrating Technology; Interdisciplinary Innovations: Beyond Traditional Boundaries; Applied STEM/STEAM: Real-world Labs; Holistic Classroom: Blended Projects and Innovative Concepts; Digital Expressions: Integrating Digital Creative Tools; Nature's Canvas: Outdoor Explorations; Narrative Robotics: Storytelling with Ozobots; The Symphony of Engineering: Where Mechanics Meet Aesthetics; Collaborative Design: Crafting Interdisciplinary Lessons.
Esta formação ofereceu atividades práticas que estimularam a criatividade e o pensamento crítico, promovendo uma aprendizagem mais significativa, e culminou com a aquisição de diversas capacidades nas áreas referidas.
Além disso, o programa proporcionou o contacto com colegas de diversos países: Alemanha, Islândia, Lituânia, Países Baixos, Bulgária e Roménia, com realidades educativas diferentes, mas com desafios semelhantes aos vividos no sistema educativo português. Foram dias de grande partilha, reflexão e aprendizagem, que tornaram a experiência bastante enriquecedora.
Mais informações no site do projeto.
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Relatório de Avaliação Externa 24/25 |

Na sequência da intervenção efetuada pela IGEC ao AE de Vidigueira, no mês de outubro e novembro de 2024, no âmbito da Atividade “AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS - TERCEIRO CICLO - ANO LETIVO DE 2024/2025 " publica-se o relatório final homologado.
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JOB SHADOWING EM TRONDHEIM - NORUEGA, Março 2025 |

JOB SHADOWING EM TRONDHEIM - NORUEGA
No âmbito do projeto de Acreditação Erasmus+ KA1, decorreu entre os dias 17 e 20 de março, o programa de formação na modalidade de Job Shadowing, para três docentes e um técnico especializado do nosso Agrupamento, em Trondheim, na Noruega, na escola “Buvik”. O programa permitiu ao grupo o contacto com outros colegas, conhecer diferentes metodologias educativas e, simultaneamente, vivenciar a organização escolar e administrativa, quer da escola visitada, quer do sistema educativo Noruguês. Foram dias de grande partilha e reflexão sobre organização das aulas e do trabalho direto e indireto com os alunos, de quais as estratégias de prevenção e atuação mais adequadas perante situações mais desafiantes, sejam estas a nível essencialmente pedagógico mas também comportamental. Foi importante sentir que os desafios com que nos deparamos no nosso quotidiano, enquanto professores e técnicos, são muito semelhantes, reforçando a ideia de que muito daquilo que fazemos em termos de práticas pedagógicas são partilhadas pelos colegas noruegueses. Assistimos a uma reunião de docentes de 7º ano na Escola Secundária de Borsa, onde verificámos que as suas preocupações em relação à leitura estavam a merecer um olhar mais cuidado por parte do grupo de docentes, procurando delinear estratégias de atuação para melhorar o desempenho dos alunos. Tivemos ainda a oportunidade de conhecer uma escola mais pequena, em Viggja, cuja organização e dinâmica era bastante parecida com a nossa realidade, infelizmente, como acontece em muitas situações em Portugal, no próximo ano letivo irá encerrar e os alunos irão transitar para uma escola maior. Um agradecimento ao Município de Vidigueira pela colaboração ao facultar materiais típicos do nosso concelho que permitiu fazer a divulgação do nosso património cultural e gastronómico junto dos colegas noruegueses. Fica ainda um agradecimento especial a toda a equipa docente, não docente e alunos das Escolas Norueguesas, em especial ao Diretor da “Buvik Skole” e Coordenador Erasmus+ do Município de Skaun, Hans Levik, por terem acolhido a equipa portuguesa, na sua escola/aulas/atividades de forma tão amigável e profissional. Mais informações no site do projeto.
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Programa Pessoas 2030_DGEsTE |

CANDIDATURA EM PARCERIA ENTRE A DGEsTE E AS ESCOLAS AO PESSOAS 2030
No seguimento da Candidatura da DGEstE ao Programa Pessoas 2030, na qualidade de entidade coordenadora e em que os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas (EA/) acederam na qualidade de parceiras, candidatou-se o AE de Vidigueira a financiamento no âmbito do Domínio 1 - Leitura e escrita, Ação 1.2 Ler - conhecer, aprender e ensinar, do Plano de recuperação de aprendizagens previsto na RCM n.º 80-B/2023 de 16 de julho, prorrogada pela RCM nº 140/2024, de 18 de outubro de 2024. Divulga-se o apoio financeiro da União Europeia a esta candidatura conjunta através da Ficha de Operação, incluindo os seus objetivos e resultados (no respeitante pelas alínea a) do nº 1 do artigo 50º do Regulamento (UE) 2021/1060 e alínea a) do nº 2 do artigo 15º do Decreto-lei 20-A/2023).
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CANDIDATURA INDIVIDUAL DA DGESTE AO PROGRAMA PESSOAS 2030
No âmbito de Candidatura Individual da DGEstE ao Programa Pessoas 2030, beneficia o AE de Vidigueira da intervenção de recursos humanos afetos às ações Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) e Inclusão mais apoiada (EMAEI) previstas no Domínio 6, Inclusão e bem-estar, do Plano de recuperação de aprendizagens previsto na RCM n.º 80-B/2023 de 16 de julho, prorrogada pela RCM nº 140/2024, de 18 de outubro de 2024.
Afetos a estas ações encontram-se 1 assistente social e 1 técnica de Informática (PDPSC) e 2 docentes (EMAEI).
Divulga-se o apoio financeiro da União Europeia a esta candidatura através da Ficha de Operação incluindo os seus objetivos e resultados (no respeitante pelas alínea a) do nº 1 do artigo 50º do Regulamento (UE) 2021/1060 e alínea a) do nº 2 do artigo 15º do Decreto-lei 20-A/2023).
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