Estratégia: a alavanca da Biblioteca Escolar

Foi publicado na página da Rede de Bibliotecas Escolares ( http://www.rbe.min-edu.pt/np4/home) o texto da professora bibliotecária - Estratégia: a alavanca da Biblioteca Escolar.

Leia aqui.


 
AICE
Já conhece o AICE?
É a nova modalidade de apoio para os alunos do 3º ciclo.
Informe-se e incentive o seu educando a frequentar o AICE. (Clique aqui)

 

Workshop “Future Classroom Scenários”

No âmbito do Projeto Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI, que se encontra em  curso nas turmas de 3º ano da escola sede de agrupamento, realizou-se nos passados dias 25 e 26 de Novembro, em Bruxelas, um Workshop denominado Future Classroom Scenários, promovido pela European Schoolnet e Samsung.

Este Workshop decorreu num ambiente de aprendizagem inovador denominado Future Classroom Lab, na sede da European Schoolnet. Esta organização sem fins lucrativos serve uma rede de 31 Ministérios da Educação Europeus, e tem por objectivo colocar a inovação ao serviço do ensino. Os seus principais parceiros são os Ministérios da Educação, as escolas, os professores, os pesquisadores e as indústrias fornecedoras de tecnologia de ensino.


Este workshop foi o primeiro de dois, e faz parte do Programa de Desenvolvimento Profissional da Samsung concebido para professores que trabalham com equipamentos digitais em sala de aula. No seu decurso os professores participantes tomaram conhecimento de um conjunto de recursos e ferramentas digitais que lhes permitirão desenvolver atividades inovadoras nas aulas através do uso das tecnologias, pretendendo-se que as disseminem aos restantes colegas de trabalho .

Contou com a participação de professores de vários países europeus nomeadamente da Áustria, Croácia, Letónia, Espanha, Itália, Polónia, Portugal, Republica Checa e Servia. Os participantes portugueses foram professores das três escolas integradas no projeto: Fátima Ralha (AE de Vidigueira), Paula Valamatos Reis (AE de Ponte Sôr) e Nídia Raimundo Rega (AE de Vendas Novas) e o professor da Universidade de Évora pertencente à equipa de acompanhamento do Projeto, Rui Gonçalo Espadeiro.


 

 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro)

É uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos ligados à deficiência, mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas e consciencializar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.



Neste âmbito, estará durante este dia, na entrada principal da nossa escola, uma apresentação de slides sobre esta temática.

Vai desenvolver-se uma atividade na ludoteca (ateliers de comunicação aumentativa, deficiência visual, deficiência auditiva e deficiência motora), com os alunos do pré escolar e 1º ciclo da escola sede, que se intitula o sexto sentido.

Nas escolas pólo, haverá também uma sensibilização relativa ao dia, com apresentações em powerpoint, músicas e dramatizações.


 

 

 
Imagine ...Living Together

Realizou-se de 3 a 7 de novembro o 5º encontro de trabalho do projeto “Imagine …Living Together”, destinado às escolas do Pré- Escolar e do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vidigueira, em Antuérpia (Bélgica). Como em todos os encontros de trabalho, o programa incluiu atividades pedagógicas: observação de aulas, workshops variados, interação direta com as crianças de vários níveis de ensino e com os respetivos professores, contactos com dirigentes e responsáveis locais do sistema educativo; bem como atividades de carácter social e cultural. Antuérpia é uma cidade de grande expressão histórico- cultural, comprovada pelos imponentes monumentos, pelas maravilhosas praças e ruas que nos transportam ao passado. Mas é também uma cidade moderna, cosmopolita e multicultural no centro da Europa, onde existem cerca de 170 nacionalidades diferentes. Esta realidade, bem presente nas escolas, mostra a importância de prepararmos as nossas crianças e jovens para a aprendizagem de uma cultura europeia e global de tolerância e respeito mútuos.


 

 

 

 

Restauração da Independência


Para assinalar esta data o Departamento de Ciências Sociais e Humanas realizou uma exposição que teve como objetivo chamar a atenção, da comunidade educativa, para a importância histórica desta data.


 

 

Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI

Decorreu no dia 21 de novembro, no nosso Agrupamento de Escolas, a sessão solene de entregas de tablets aos alunos, enquadrada no projeto "Promoção de mudança na aprendizagem: comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI"

Álbum de fotografias


 

 

NOVO !

Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular
Consultar no separador Documentos
 

Já ouviu falar em Pediculídeos? Não? E se falarmos em piolhos?

Saiba mais:

Piolho 1 Piolho 2


 

 

“A Ler é a que a gente se entende”

O nosso Agrupamento integrou, oficialmente, a Rede Nacional A LeR+, com o projecto “A ler é que a gente se entende”.



O projecto A LeR+ é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, desenvolvido em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, que destaca os Agrupamentos / Escolas com hábitos de leitura consistentes.


 

 

 

Procedimento concursal – Atividades de Enriquecimento Curricular


Ano letivo 2014-2015



Técnico recrutado


 

 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 Seguinte > Final >>

Pág. 47 de 59