Viagem a Aústria

Entre os dias 2 e 7 de Maio, três alunas (Beatriz Ferreira, Camila Santos e Catarina Vermelhudo) acompanhadas por duas professoras (Ana Cardoso e Carla Aleixo), representaram o Agrupamento de Escolas de Vidigueira, no encontro Coménius, intitulado “The World We Would Like To Live In”.

Durante esses dias, visitamos vários locais, como por exemplo: a capital de Áustria , Viena com os seus magníficos monumentos; em Poysdorf: o Museu do Vinho, a Central Eólica (EVN), a Central Atómica Nuclear, que nunca foi ativada, porque depois do referendo de 1978, a população não aprovou o seu funcionamento real.

Conhecemos novos locais, fizemos novas amizades, conhecemos outro país, experimentamos novos transportes, visualizamos fogo-de-artifício na despedida aos alunos do projeto, trabalhamos com pessoas com deficiências. A actividade que mais nos marcou foi o “Diálogo No Escuro”. Durante uma hora, fomos orientadas por uma pessoa invisual e sentimos o que é não poder ver nas nossas atividades diárias. Ao início, sentimo-nos desconfortáveis, assustadas, mas ao mesmo tempo gostamos, porque foi uma experiência que nunca poderíamos ter.

Fomos muito bem acolhidas pelas famílias que nos receberam com o coração aberto. A alimentação foi o que menos gostamos porque não estamos habituadas a beber água com gás todos os dias… Aprendemos várias coisas como por exemplo: na escola usam sandálias por uma questão de higiene, em casa descalçam-se à porta, enfim, hábitos saudáveis que poderíamos adoptar num futuro próximo.


Enquanto estivemos na escola, reparamos em algumas coisas que gostaríamos de ter na nossa, nomeadamente: cartazes com a identificação e fotografia de todos os alunos e professores, sofás para descansar no intervalo e quadros de cortiça para colocar fotografias de viagens a outros países.
Fizemos novos amigos de cinco países, com os quais vamos manter contacto ao longo das nossas vidas. Foi maravilhoso!

Acompanha os nossos álbuns de fotografias na nossa página de Facebook.

 


 

 

 
Recicla e Ajuda


 

Testes intermédios - 2º ano

Calendarização / Duração

CICLO/ANO

DISCIPLINA

DATA

1º CICLO

2º ANO

Português

28 maio (5ª F)

Matemática

3 junho (4ªF)

HORÁRIO: Cada teste tem a duração total de 90 minutos. Cada parte do teste tem a duração de 45 minutos, havendo lugar a uma pausa de 30 minutos entre a primeira e a segunda parte.

1ª Parte: 10H00 – 10H45; Intervalo 30 minutos; 2ª Parte: 11H15 – 12H00

Mais informações consultar aqui.
 

INFORMAÇÃO A ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

PROVAS FINAIS DE 1º E 2º CICLOS - 18 A 21 DE MAIO 2015

No âmbito da realização das Provas Finais do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, entre os dias 18 e 21 de maio de 2015, de segunda-feira a quinta-feira, informam-se os alunos e encarregados de educação das alterações da organização escolar.

Consulte o Quadro de alterações.


 

 


 

 

Blog Conheces a tua terra?

Já pode ser consultado o blog criado para apresentar o cenário de aprendizagem Conheces a tua terra?

Neste blogue poderá acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas turmas B e F da escola sede do Agrupamento de Vidigueira, no âmbito deste cenário educativo e visualizar os produtos que se obtiverem. Relembre-se que a sua criação está inserida no âmbito do Projeto Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI e dos workshops Future Classroom Scenarios realizados em novembro de 2014 e março de 2015 no Future Classroom Lab, em Bruxelas.


 

 

Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância -  2015

Consulte o programa.


 

 

 
“ Era uma vez … Abril “

No âmbito das Comemorações do 25 de Abril, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira em parceria com a Câmara Municipal dinamizou o projeto “ Era uma vez … Abril “, com a presença de Francisco Fanhais, para relembrar “Abril” através das palavras e do canto.

Decorre em paralelo uma  exposição alusiva ao mesmo tema intitulada “Geografias de uma Vida “, cedida pela Associação José Afonso, que estará patente  ao público entre as 9h30m e as 17h00, na escola sede deste agrupamento, entre os dias 15 e 26 de Abril.

Visite a nossa página de Facebook onde encontrará mais fotografias da atividade.


 
Comenius “Imagine…Living Together”

Para dar continuidade ao projeto Comenius “Imagine…Living Together”, decorreu de 17 a 21 de março o 6º encontro de trabalho, em Antália, Turquia. O Agrupamento de Escolas de Vidigueira fez-se representar pela   coordenadora do projeto, uma educadora de infância e uma professora do 3º ciclo.

À semelhança dos encontros anteriores a experiência, bastante enriquecedora, envolveu crianças, educadores e professores de várias escolas e ciclos de ensino, dirigentes e responsáveis pelo sistema educativo da Turquia. O encontro permitiu o conhecimento de um sistema educativo, cultura e tradições completamente distintas dos outros países parceiros, enriquecendo e contribuindo, assim,  para a consecução do objetivo mais lato: Fomentar a dimensão europeia da educação e da cidadania.

Visite o nosso álbum de fotografias na nossa página de facebook.

 





 

 

MATRÍCULAS – ANO LETIVO 2015/2016

PRÉ-ESCOLAR e 1º ANO do 1º CICLO do ENSINO BÁSICO

Ingresso pela 1ª vez

15 de abril a 15 de junho de 2015

(Despacho normativo nº7-B/2015)

Obrigatórias no 1º ciclo para alunos com 6 anos de idade até 15 de setembro de 2015

Para mais informação consultar informação aqui ou dirigir-se aos serviços administrativos da escola sede de agrupamento (horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 17h30)


 

 
“We are together for a better world”

Entre os dias 27 de Fevereiro e 8 de Março, 19 alunos e 4 docentes participaram na mobilidade integrada no âmbito do Projeto bi-lateral – “We are together for a better world” (Portugal-Polónia).

Os alunos participantes tiveram oportunidade de ficar em famílias de acolhimento, integrando-se assim na vida quotidiana, experimentando os hábitos sociais, culturais, gastronómicos do país. Durante este período da estadia, os alunos também foram integrados nos horários e atividades escolares dos seus pares, na escola da localidade acolhedora - Wielum. Foram ainda proporcionadas visitas às cidades de Varsóvia, a museus, a fábricas e a locais emblemáticos do país e da região. Estas atividades proporcionaram um enriquecimento enquanto cidadãos ativos e uma consciencialização da sua identidade europeia.
Veja o álbum de fotografias na galeria do facebook.

 


 

 
Workshop - Bruxelas

No âmbito do Projeto Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI, que se encontra em  curso nas turmas de 3º ano da escola sede de agrupamento, realizou-se nos passados dias 12 e 13 de março, em Bruxelas, o 2º  Workshop Future Classroom Scenarios, promovido pela European Schoolnet e Samsung.

Este Workshop decorreu num ambiente de aprendizagem inovador denominado Future Classroom Lab, na sede da European Schoolnet.

Este Workshop foi o segundo do Programa de Desenvolvimento Profissional da Samsung concebido para professores que trabalham com equipamentos digitais em sala de aula. Contou com a participação de professores de vários países europeus: Áustria, Croácia, Letónia, Espanha, Itália, Polónia, Portugal e Sérvia. Os participantes portugueses foram professores das três escolas integradas no projeto: Fátima Ralha (AE de Vidigueira), Paula Valamatos Reis (AE de Ponte Sôr) e Nídia Raimundo Rega (AE de Vendas Novas) e o professor da Universidade de Évora pertencente à equipa de acompanhamento do Projeto, Rui Gonçalo Espadeiro.

No seu decurso os professores participantes tomaram conhecimento de um conjunto de recursos e ferramentas digitais que lhes permitirão desenvolver atividades inovadoras nas aulas através do uso das tecnologias, pretendendo-se que as disseminem aos restantes colegas de trabalho. Nele foram apresentados os trabalhos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do cenário educativo Conheces a tua terra?, delineado no 1º workshop. Este cenário está a ser desenvolvido pelas três escolas integradas no projeto e pretende aliar o uso das tecnologias à apropriação de conhecimentos mais aprofundados sobre o local onde vivem, através de contato direto com o meio ambiente envolvente e lugares de interesse do ponto de vista histórico, arquitectónico, cultural e gastronómico, entre outras possíveis áreas. (consulte apresentação do trabalho desenvolvido pelo nosso agrupamento).

Visualize a nossa apresentação


 

 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 Seguinte > Final >>

Pág. 44 de 59