Workshop - Bruxelas

No âmbito do Projeto Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI, que se encontra em  curso nas turmas de 3º ano da escola sede de agrupamento, realizou-se nos passados dias 12 e 13 de março, em Bruxelas, o 2º  Workshop Future Classroom Scenarios, promovido pela European Schoolnet e Samsung.

Este Workshop decorreu num ambiente de aprendizagem inovador denominado Future Classroom Lab, na sede da European Schoolnet.

Este Workshop foi o segundo do Programa de Desenvolvimento Profissional da Samsung concebido para professores que trabalham com equipamentos digitais em sala de aula. Contou com a participação de professores de vários países europeus: Áustria, Croácia, Letónia, Espanha, Itália, Polónia, Portugal e Sérvia. Os participantes portugueses foram professores das três escolas integradas no projeto: Fátima Ralha (AE de Vidigueira), Paula Valamatos Reis (AE de Ponte Sôr) e Nídia Raimundo Rega (AE de Vendas Novas) e o professor da Universidade de Évora pertencente à equipa de acompanhamento do Projeto, Rui Gonçalo Espadeiro.

No seu decurso os professores participantes tomaram conhecimento de um conjunto de recursos e ferramentas digitais que lhes permitirão desenvolver atividades inovadoras nas aulas através do uso das tecnologias, pretendendo-se que as disseminem aos restantes colegas de trabalho. Nele foram apresentados os trabalhos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do cenário educativo Conheces a tua terra?, delineado no 1º workshop. Este cenário está a ser desenvolvido pelas três escolas integradas no projeto e pretende aliar o uso das tecnologias à apropriação de conhecimentos mais aprofundados sobre o local onde vivem, através de contato direto com o meio ambiente envolvente e lugares de interesse do ponto de vista histórico, arquitectónico, cultural e gastronómico, entre outras possíveis áreas. (consulte apresentação do trabalho desenvolvido pelo nosso agrupamento).

Visualize a nossa apresentação


 

 
Inquérito Online - Eco-Código

Participa no nosso inquérito! Pontua as frases e ajuda-nos a construir o Eco-Código do nosso Agrupamento!

Inquérito


 

Entrega das Avaliações do 2º período

1º, 2º e 3º ciclos - Dia 26 de março. Das 16.30h às 18.30h.

Pré-escolar - Dias 26 e 27 de março. Das 9.00h ao 12.30h e das 14.00h às 16.15h.

Compareça!


 

No dia 17 de março de 2015, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, as turmas do 6º ano de escolaridade, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, tendo como destino o Museu dos Coches e o Museu da Presidência da República.

A visita correu de acordo com todos os objetivos planificados e os alunos tiveram uma postura e comportamento exemplar, tendo todos os intervenientes desfrutado de um agradável dia, tanto no que respeita ao convívio como ao enriquecimento social e cultural, o que muito beneficia o seu crescimento e aprendizagens.


 

 

 
Final de 2º período

Esta foi uma semana repleta de eventos (com direito a Eclipse Solar): Visitas de estudo, Encontro Interescolas de Educação Moral e Religiosa Católica, o Dia do Pai, a Expo-Expressões (cheia de boas surpresas especiais), o Ginasticando e muitas mais. Tudo já com o cheirinho da Festa da Primavera, 21 de março, dia que alberga as comemorações de muitos outras valores importantes: a Árvore, as Florestas e a Poesia (a propósito a escola Profissional brindou-nos com Poesia acompanhada à guitarra em diversos espaços da nossa escola)

Acompanha os nossos álbuns de fotografias no Facebook, sorri com a alegria contagiante dos teus amigos e recorda os bons momentos de amizade, convívio e cooperação.

A todos uma Ótima Páscoa!


 

 

Encontro Interescolas de Educação Moral e Religião Católica

Irá realizar-se, no dia 18 de março, quarta-feira, um encontro Interescolar, promovido pela Diocese de Beja. Terá início pelas 10 horas na sede do Agrupamento de Escolas de Vidigueira.

São esperados cerca de 800 alunos das várias escolas do Distrito de Beja.

Os alunos e professores irão percorrer a pé as ruas da Vidigueira até ao Campo de Futebol e ao Pavilhão Vasco da Gama, onde vão decorrer atividades lúdicas e de convívio entre os participantes neste evento.


 

 

Desafios de Matemática - Problemas de fevereiro e março


 

 


 

 

Projeto Comenius "Imagine Living Together" -Turma A jardim infância de Vidigueira

No âmbito do projeto Comenius "Imagine Living Together" realizámos, na nossa sala, brinquedos com material de desperdício e material reutilizável. Pesquisámos na internet quais os brinquedos que gostaríamos de oferecer. Depois solicitámos às famílias o material necessário para a sua elaboração. Colocámos mãos à obra e construímos um carro de bombeiros e dois jogos de encaixes feitos com garrafas de água. Estes brinquedos irão ser oferecidos  aos meninos da Turquia.
Gostámos muito deste projeto, esperamos que se divirtam.

Os meninos da Turma A

Visite o nosso álbum de fotografias na nossa página de Facebook.

 


 

 
Aprender com as Aves

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) quer que as crianças e os jovens do Alentejo fiquem familiarizados com as aves que ocupam as planícies alentejanas e que conheçam os principais perigos que ameaçam a sua sobrevivência.
No nosso Agrupamento, na sede e polos, o Professor Kau (Carlos) desenvolveu um conjunto de ações pedagógicas alusivas às aves do Alentejo e que pretendem contribuir para aumentar o conhecimento dos estudantes para a realidade que os rodeia e sensibilizá-los para a necessidade de se adotarem comportamentos “amigos da natureza”. Os alunos aprendem sobre as aves estepárias, através de uma história contada por este professor, com recurso a modelos de aves em papel produzidos em Campo Maior pela bióloga Joana Galego.

Acompanhe as atividades realizadas na nossa página de Facebook.


 

Galp Energia - Pedrógão

A Galp Energia veio até Pedrógão falar sobre as energias renováveis e não renováveis. No final da sessão os alunos receberam um íman e um kit ecológico para fazer velas.


 

 
Carnaval 2015

Acompanhe as fotos de Carnaval na nossa página de Facebook.


 

Dia da Internet mais segura – 10 de Fevereiro de 2015

Para que o Dia da Internet Mais Segura fosse assinalado na comunidade escolar, foram realizadas várias atividades sobre as temáticas relacionadas com a segurança digital:
- Realização de palestra sobre as temáticas da Segurança Digital dinamizada por alunos para alunos com o auxílio do professor Paulo Romana (dirigida a turmas de 1º e 2º ciclos);
- Realização de palestra sobre as temáticas da Segurança Digital dinamizada pelo Dr. Gonçalo Espadeiro, professor do Centro de Competências TIC da Universidade de Évora (dirigida a turmas de 1º ciclo);
- Debates em sala de aula sobre estas temáticas;
- Exposição de trabalhos no Hall de entrada da escola sede;
- Ações de sensibilização para toda a comunidade educativa.



Podes encontrar mais informações, dirigidas para ti e para os teus pais, sobre estes temas em http://www.seguranet.pt/
Tens disponíveis recursos como tiras BD, jogos educativos e cartazes (http://www.seguranet.pt/semana2015/recursos-de-apoio)


Podes também instalar através da Play Store no teu tablet ou smartphone a aplicação “Centro Internet Segura” que te informa sobre as boas práticas online e te ajuda a manter seguro enquanto utilizas a internet de modo responsável.

Consulta a galeria de fotos no facebook.


 

 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 Seguinte > Final >>

Pág. 45 de 59