APLICAÇÕES EDUCATIVAS GRATUITAS / SOFTWARE LIVRE / AULAS ONLINE

APPS EDUCACIONAIS (do Google play)

- acedes ao link e, em cima, no campo de busca, pesquisas pelo tema que te interessa. Em alternativa podes explorar e conheceres a vasta oferta de aplicações. Muitas apps são gratuitas.

 

APPS EDUCAÇÃO ( compilado pela Rede de Bibliotecas escolares)

 

Estamos de regresso com mais uma aplicação. Trata-se de Padlet.
É uma aplicação de fácil e intuitiva utilização. Necessitamos de efetuar registo, como em todas as aplicações. É uma aplicação gratuita.
O aspeto inicial é de uma espécie de mural onde poderemos colar imagens, fotografias ou escrever textos (postar como se usa dizer).
Com um duplo click sobre o ambiente da aplicação e teremos uma janela! Nesta janela onde poderemos inserir vídeos, fotografias, redigir textos ou anexar ficheiros.
Trata-se de uma ótima ferramenta para partilha de informação ou trabalhos. Poderá utilizar o Padlet junto com outras ferramentas, como ferramentas de construção de blogs, permite a partilha de informação e potenciar o acompanhamento do trabalho que desenvolvemos na escola ou nas turmas por parte dos pais e encarregados de educação.
O link: https://padlet.com/

 

O Teaching Channel é uma comunidade on-line onde os professores podem assistir, partilhar e aprender diversas técnicas para trabalhar com os seus alunos. Somos uma organização sem fins lucrativos. Os mentores deste projeto acreditam que “os professores devem ter oportunidade de aprender uns com os outros ... sempre que o desejem”. Trata-se de um site gratuito cujo objetivo principal será promover o crescimento profissional dos professores, crescimento que envolverá naturalmente os alunos. Teaching Channel disponibiliza recursos para apoiar as aprendizagens, é um espaço de partilha de atividades e recursos a usar com os alunos. Projeto assente numa linha de promoção da autorreflexão, análise, prática e partilha. Elementos assumidos como essenciais para o crescimento profissional dos professores. Link: https://www.teachingchannel.org/

 

CLASS MESSENGER - permite-nos gerir atividades ou trabalhos realizados pelos alunos, avaliar ou sugerir aspetos a melhorar. Permite que o professor elabore ou disponibilize tarefas que os alunos podem realizar em casa ou em qualquer sítio desde que tenham acesso a uma rede wifi. Esta aplicação permite interagir com Encarregado de Educação - em ambos os sentidos e reservando sempre a privacidade do conteúdo da comunicação. Corre em android, logo é possível usar em smartphone ou tablet. Vale a pena explorar!

 

MICROSOFT EDUCAÇÃO

 

IMAGEM - www.kizoa.com /     www.photosnack.com /     https://photopeach.com

 

VÍDEO - www.youtube.com /    https://vimeo.com /    https://animoto.com

 

NUVENS DE PALAVRAS - www.wordle.net /    www.tagxedo.com

 

QUADRO / CARTAZES - https://padlet.com

 

AULAS ONLINE

- Youtube Edu (Brasil) deves pesquisar por disciplina e por tema. Naturalmente existem diferenças na organização dos temas por ano, por disciplina e em alguns  termos.

- Khan Academy em Português

- Escola Pública de Fotografia

 

Espreita também http://www.arede.inf.br/

A REDE EDUCA - tecnologia para a educação

Ajuda-nos a alimentar este artigo com software e aplicações educativas, enviando os teus contributos para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar