SPO

 

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

 

O que é?

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada dirigida a toda a comunidade educativa: discente, docente, não docente, pais e encarregados de educação. É um serviço especializado de apoio educativo, com autonomia técnica, científica e deontológica, que articula com os órgãos e estruturas do Agrupamento e com outros serviços externos para promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos e facilitem a sua transição para a vida ativa.

 

O que faz um psicólogo escolar?

 

  • O psicólogo escolar promove o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, colaborando com o pessoal docente e não docente, família e parceiros para criar ambientes de aprendizagem seguros, saudáveis e contentores. Desenvolve a sua atividade em três domínios:
  • Apoio psicológico e psicopedagógico a alunos e professores
  • Conjunto diversificado de atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do percurso escolar. Engloba a intervenção direta com os alunos mas, sobretudo, o trabalho colaborativo com educadores e professores na organização de medidas e respostas educativas diferenciadas.
  • Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa
  • Conjunto de atividades que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas.
  • Orientação de carreira
  • Conjunto de atividades que capacitam os indivíduos, de qualquer idade e em qualquer fase da vida a identificar as suas capacidades, competências e interesses, tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e gerir o seu percurso individual no ensino, trabalho e outras situações em que estas capacidades e competências podem ser adquiridas ou utilizadas.

 

 

Como pedir ajuda?

Podes falar com o teu Diretor de Turma ou professor Titular para que ele possa fazer a sinalização, com o teu Encarregado de Educação ou vires tu próprio solicitar o apoio.

 

Quem somos?

Luis Fernandes

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

 

Onde estamos?

Na escola sede, no primeiro piso, o primeiro gabinete à direita, em frente à sala de professores.

 

Consulta aqui mais informações sobre o SPO.



 

O Serviço de Psicologia e Orientação (S.P.O.), do Agrupamento de Escolas de Vidigueira, irá desenvolver um Programa de Orientação Escolar e Profissional junto dos alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade, entre os 2º e 3º períodos letivos. Pretendemos apoiar os alunos no processo de tomada de decisão escolar, o mais consciente e ajustada possível, com base nas suas características pessoais, aptidões e interesses.
Por outro lado, este Programa tem como missão facilitar um contacto mais próximo com as diferentes ofertas formativas existentes ao nível do Ensino Secundário (Regular e Profissional), bem como aproximar os jovens do mundo do trabalho, através do contacto com diferentes profissões.

Acreditamos que este é um apoio essencial na vida de qualquer jovem em fase de transição escolar, pelo que estamos inteiramente disponíveis para colaborar com o processo de autoconhecimento de cada um, a fim de otimizarmos a escolha do seu percurso académico.