GAAF

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) é um projeto de mediação escolar promovido em parceria pela Câmara Municipal de Vidigueira, o Centro de Estudos e Formação Aquiles Estaço e o Agrupamento de Escolas de Vidigueira.

Funciona, de 2ª a 6ª feira, entre as 9.00h e as 17.00h, na escola Frei António das Chagas, podendo deslocar este serviço, a outras escolas do Agrupamento.

Este gabinete pretende prestar um serviço de proximidade e de apoio a toda a comunidade educativa:alunos, respetivas famílias, pessoal docente e pessoal não docente; desenvolver um trabalho articulado e concertado entre parceiros, na definição de métodos e estratégias de atuação, em contexto escolar.


O GAAF tem como principal objetivo, intervir nos problemas de indisciplina em meio escolar, apoiando a mediação de conflitos e a gestão de comportamentos e emoções. Sustenta a sua ação no acompanhamento individualizado, e em grupo, em contexto sócio-educativo, e no desenvolvimento de ações de promoção de competências pessoais e interrelacionais, nos alunos, de respeito por si e pelos outros.

O GAAF é dinamizado por uma técnica da área da Educação, Mestre em educação Especial, Profª Célia Caramba, que é responsável pela sua implementação e funcionamento, bem como pela articulação com os diferentes intervenientes educativos.

Na área da psicologia, o gabinete conta com o apoio da Dr.ª Gabriela Oliveira, Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Vidigueira.