Matrículas 2022-2023

 

MATRÍCULAS 2022/2023

 

A partir de 19 de abril o Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/) estará disponível para que Encarregados de Educação e Serviços Escolares registem pedidos de matricula para o ano letivo 2022/2023.

Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola decorrem de acordo com o seguinte calendário:



 

Deve usar o Portal das Matrículas para:

- Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1.º ano;

- Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;

- Renovar matrícula, na transição para o Pré-escolar, 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º anos, apenas se pretender:
- A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
- A alteração de encarregado de educação;
- A mudança de curso ou de percurso formativo;
- A escolha de disciplinas.

Nos casos de transição no Pré-escolar, transição para o 2º, 3º, 4º, 6º, 8º e 9º anos, ou retenção em qualquer ano de escolaridade, em que não se verificam nenhuma das 4 situações descritas anteriormente a renovação da matrícula realiza-se de forma automática, sem necessidade de apresentação de qualquer pedido à Escola ou no Portal das Matrículas. O processo de renovação é assegurado pelos estabelecimentos de educação e de ensino, não excluindo a obrigação dos encarregados de educação de manterem os seus dados pessoais atualizados junto do estabelecimento de educação ou de ensino.


SUGESTÃO IMPORTANTE:

Apelamos, em prol da simplificação administrativa e processual, que os Encarregados de Educação efetuem os próprios pedidos de matrícula e/ou renovação de matrícula online. Desta forma, os serviços escolares ficarão, sempre, com os dados devidamente atualizados e validados. Este tema assume especial importância dada a situação pandémica atual. Ao fomentar o uso online, os serviços escolares terão maior disponibilidade para apoiar os Encarregados de Educação que não possuam meios informáticos e/ou não consigam autonomamente preencher e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula.

Nos casos em que o Encarregado de Educação não tenha possibilidade de proceder autonomamente ao registo de matrícula online serão os serviços escolares a proceder ao registo eletrónico da matricula ou renovação, na sua presença e mediante consentimento prévio. Para atendimento presencial:

-  O encarregado de educação liga para o número 284 437 300 e efetua marcação de dia e hora de atendimento, nos serviços administrativos da escola sede;

-  As matrículas presenciais realizam-se na escola sede de agrupamento, de 2ª a 6ª feira no período das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Consulte informações de matrícula/renovação de matrícula e documentos necessários no separador lateral desta página em “MATRÍCULAS 2022/2023”