Erasmus+ KA1 - Job Shadowing em Toledo

PROGRAMA DE JOB SHADOWING EM TOLEDO, ESPANHA

 

Ao abrigo do Projeto Erasmus+,  na modalidade de Job Shadowing, decorreu uma mobilidade à Cidade de Toledo por um grupo de Docentes e Técnicos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira. A deslocação ocorreu entre os dias 04 e 07 de abril e teve como base o tema do Projeto: “Ajudar é… Incluir, Partilhar e Mudar”.

Fomos analisar e observar o Sistema de Inclusão desta região/país, estabelecendo semelhanças e diferenças com o nosso modelo, e aferir instrumentos e atitudes que possam contribuir para melhorar a nossa atividade profissional.

A escola de acolhimento, “Colégio Cidad de Nara”, em Toledo, é uma escola pública situada num contexto social muito diferente do nosso mas com uma comunidade educativa totalmente disponível para acolher e partilhar as suas práticas inclusivas. Pudemos perceber como funciona o Sistema Educativo Nacional e Regional, as diferenças legislativas quer ao nível de organização de currículo, quer no que respeita às dinâmicas de avaliação e resposta às necessidades dos alunos, não só na escola, em contacto com a equipa da Direção e toda a comunidade educativa, mas também numa visita/reunião à Câmara Municipal de Toledo, com a Vereadora Ana Belén, responsável pelos Serviços Sociais, Igualdade, Idosos, Pessoas com Deficiência e Família.

Observámos e analisámos métodos/estratégias de intervenção em contexto real, participando em aulas de diferentes áreas e em diferentes anos letivos que compõem o grupo escolar do colégio (dos 3 aos 12 anos de idade), utilizados pelos docentes e técnicos para a promoção da Inclusão de todos os alunos, e a todos os níveis (linguagem, deficiência, cultura…). Na sequência deste ponto, fomos convidadas a conhecer outros Centros/Institutos que dão continuidade ao trabalho desenvolvido durante a escolaridade obrigatória (16 anos) e com intervenção direta em escolas, famílias, locais de trabalho e lazer, ou como centros de acolhimento em situações que o grau de incapacidade é mais acentuado.

Destes centros que visitámos referimos o CECAP, que é uma Instituição que apoia a integração de pessoas com deficiência na vida diária e no trabalho, formando e acompanhado desde a escolarização obrigatória, até à idade adulta.

Visitámos e percebemos o Funcionamento dos Centros – APACE, os quais dão respostas a crianças, jovens e adultos com Paralisia Cerebral.

Tivémos também  a oportunidade de visitar Toledo e explorar o seu riquíssimo  património histórico-cultural.

Um enorme agradecimento a uma equipa de excelência na arte de bem receber e partilhar que nos permitiu aprender muito e trazer o coração cheio com tanta amabilidade.

Agradecemos ainda a colaboração da Autarquia de Vidigueira pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.

Mais informações no site do projeto em https://bit.ly/3NeE1lJ