Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

 

O autismo é uma perturbação complexa do desenvolvimento que se manifesta a nível comportamental e social.

Os sinais geralmente aparecem durante a primeira infância e afetam a capacidade de uma pessoa comunicar e interagir com outras pessoas.

Em Portugal, estima-se que o autismo afete cerca de 1 em cada 1000 crianças em idade escolar, com um valor um pouco mais elevado nos Açores do que no Continente e com predomínio no sexo masculino.

As crianças com autismo geralmente têm problemas com competências sociais, emocionais e de comunicação. Podem repetir certos comportamentos e dificilmente aceitam mudanças nas suas atividades diárias.

Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro, provavelmente resultantes de fatores ambientais, biológicos e genéticos.

Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta situação, reduzindo os comportamentos mais perturbadores e oferecendo maior autonomia.

Atualmente existem serviços e redes de suporte adequadas que permitem que as crianças com autismo possam crescer, aprender e desenvolver-se, mesmo que o façam a um ritmo diferente do das outras crianças.